Viana encerra Semana Mundial do Surdo com atividades inclusivas para alunos do município

Foto: Kaio Torres

26 de setembro marca o último dia da Semana Mundial da Pessoa com Deficiência Auditiva, uma data importante que busca promover a inclusão e a conscientização sobre a comunidade surda. Em comemoração a esta semana especial, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação (SEMED), organizou uma série de atividades inclusivas para os alunos surdos do município na EMEF Marcílio de Noronha.

Os alunos foram recebidos de forma acolhedora com balões azuis, cor que simboliza esta semana de celebração e conscientização. No entanto, a surpresa estava apenas começando, pois os estudantes foram convidados a participar de uma experiência intrigante e divertida. Eles foram vendados pelos professores e conduzidos a uma sala onde encontraram objetos diversos. O desafio era identificar esses objetos através do tato, realçando a importância dos sentidos alternativos na vida das pessoas com deficiência auditiva.

Foto: Kaio Torres

“Desde o início do mês a EMEF Marcílio trabalhou o setembro verde e azul com todas as crianças da nossa escola. Com esses instrumentos de ensino, buscamos proporcionar inclusão e visibilidade para pessoas com deficiência. Montamos uma sala sensorial, com vários objetos como esponja, arroz, feijão entre outros. Os alunos reconheceram os materiais por meio do tato e de suas sensibilidades”, comentou a professora Maria Rita.

Após a atividade sensorial, alunos e professores se reuniram em uma roda de conversa em língua de sinais. Eles brincaram de telefone sem fio em que os estudantes tinham que lembrar e reproduzir os sinais que os professores fizeram, passando a mensagem para o próximo colega. Essa atividade não apenas fortaleceu as habilidades de comunicação em língua de sinais, mas também promoveu a interação e o trabalho em equipe entre os participantes.

“Este é um momento muito especial para as crianças surdas do município. Os alunos estão em momento de formação da identidade surda. Portanto, estamos oferecendo a oportunidade de participar de ações, oficinas e aulas para o fortalecimento das suas respectivas identidades”, completou a o professora de libras Patrícia.

Para finalizar a manhã inclusiva em Viana, os alunos tiveram a oportunidade de aproveitar o tempo livre para brincar de futebol, escalar e fazer um lanche saboroso. Foi um momento de diversão e descontração, que trouxe um encerramento memorável para esta semana dedicada à conscientização sobre a deficiência auditiva e à promoção da inclusão.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação