Governo do Estado realiza entrega de kits para tratamento de água para produtores rurais em Viana

Viana foi palco para uma entrega que vai beneficiar a produção das agroindústrias capixabas. Na manhã desta terça-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou 160 kits para o tratamento simplificado de água nas agroindústrias familiares do Espírito Santo. O objetivo da ação é melhorar o processo de produção agroindustrial, evitando a contaminação dos alimentos e garantindo a melhor qualidade dos produtos.

Os materiais, entregues durante solenidade no Parque Natural Rota das Garças, em Viana Sede, serão utilizados para a instalação de dosadores de cloro nas agroindústrias familiares presentes em diversas regiões do Estado. A ação faz parte do Programa de Agroindústria e Empreendedorismo Rural, o Agrolegal.

“Esse é um projeto que vem para beneficiar e qualificar a produção da agricultura familiar de Viana e do Estado. Essa entrega vai de encontro às necessidades mais latentes na produção agrícola, possibilitando aos agricultores o tratamento da água utilizada na produção dos alimentos que vão para a mesa dos vianenses”, destacou durante o evento o vice-prefeito de Viana, Fábio Dias.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, afirmou que a ação beneficia diretamente os produtores rurais com políticas públicas que evitam o prejuízo financeiro e garantem a saúde alimentar dos consumidores.

“O último diagnóstico realizado pelo Incaper apontou que 46% das agroindústrias presentes no Espírito Santo ainda não utilizam nenhuma forma de tratamento de água. A contaminação dos produtos pela água, além de permitir a deterioração dos alimentos, pode contribuir para a transmissão de enfermidades, gerando problema de saúde pública e prejuízo nas agroindústrias familiares. Com essa ação, o Governo do Estado vai melhorar o processo de produção, mitigando o risco de contaminação e aumentando a qualidade dos produtos”, destacou o secretário.

Cada kit distribuído tem um clorador automático de pastilhas; um tubete com sete pastilhas de cloro para tratamento da água; um filtro de passagem de água para retenção de partículas e um medidor de cloro e pH, acompanhado de estojo e reagentes. A Seag também disponibiliza, em parceria com o Incaper e o Sebrae, um manual orientativo de como realizar a instalação.

Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim - Subsecretário de Comunicação