Mais de 60% do território vianense é rural, o que significa que a cidade possui um gigantesco potencial para o turismo de experiência, agroturismo e agronegócio. Viana é o portal das montanhas e possui localização privilegiada, situada a poucos quilômetros da região de praia e da tranquilidade do interior. Cortadas por duas rodovias federais, o que facilita o acesso, além de ser cercada de belezas naturais, a cidade é um o local perfeito para se visitar, para viver e, com certeza, empreender.
O Polo Público de Cervejarias Artesanais é um projeto estruturado para impulsionar o turismo em Viana. Trabalhado e estudado no campo experimental da Prefeitura, o lúpulo se transformou de investimento promissor à realidade. Os resultados dos estudos atraíram produtores rurais vianenses que aderiram ao cultivo da planta em suas fazendas. Com organização e trabalho árduo, o lúpulo tem sido destaque na inovação de um novo modelo de negócio que tem como objetivo transformar a capital da logística em destaque no turismo de experiência.
O pacote de medidas enviado à Câmara no último dia 20 é composto pela criação do Polo Cervejeiro e o Programa de Fomento à Cerveja Artesanal em Cervejarias. Os projetos têm como objetivo a implantação e a potencialização da zona rural vianense.
“Os projetos visam o aquecimento da nossa economia e a transformação do setor de turismo da cidade. O Polo Cervejeiro vai gerar mais empregos, renda e oportunidades por meio do turismo de experiência. Além disso, atrairá novos investidores para a cidade, a partir das condições que propomos com o nosso Programa de Fomento à Produção da Cerveja. Nosso programa é inovador no país, é o primeiro polo público do Brasil, e essas medidas colocam Viana em destaque em um novo setor, crescendo ainda mais”, afirma Wanderson.
Com o agroturismo fortalecido, a cidade tem como objetivo desenvolver a área rural do município, promovendo o turismo rural e incentivando, valorizando e estimulando o comércio de um novo produto, ao mesmo tempo em que expandindo a iniciativa privada limpa, sustentável e que não gera impactos ambientais, urbanísticos e sociais.
Para o fomento da atividade e da cultura em Viana, o pacote de medidas lança uma série de concessões e incentivos fiscais para atrair empresas do ramo e, consequentemente, gerar emprego, renda e oportunidade para os vianenses.
Durante os anos de 2023 e 2024, as empresas que se instalarem na cidade ficarão isentas do pagamento de uma série de contribuições municipais. Ao todo são onze impostos que não serão cobrados. São elas: COSIP, ISSQN, IPTU, ITBI, Taxa de Licenciamento Ambiental, Taxa de Localização e Funcionamento, Taxa de Vigilância Sanitária, Taxa de Aprovação de Projetos, Taxas de certidão detalhada, concessão de Habite-se e vistorias e taxa de concessão de Licença de Obras Edificações.
A Prefeitura ainda poderá doar mudas, adubos e insumos necessários para a produção das cervejas com objetivo de acelerar a instalação dessas empresas no Polo Cervejeiro.
Em contrapartida, as empresas deverão contratar preferencialmente é um dos termos que as empresas que se instalarem na zona rural da cidade deverão seguir. O objetivo é, através da nova cultura, combater o desemprego, gerando novas oportunidades aos vianenses. A mão-de-obra que será requisitada poderá ser formada e especializada no próprio município com a criação do Centro de Formação Profissional do Polo capixaba de Cervejas Artesanais.
“A criação de uma nova cultura vai abrir mais vagas de empregos e essas poderão ser preenchidas por profissionais formados na própria cidade. O Centro de Formação Profissional pretende formar os vianenses que querem empreender ou buscar novas oportunidades com as vagas de empregos surgidas em nosso Polo”, comenta o prefeito.
A concessão terá 20 anos de duração e as empresas interessadas precisam estar cadastradas no MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O documento ainda prevê a criação de datas para celebração e incentivo ao turismo na cidade como Dia Municipal do Cervejeiro Artesanal e Dia da Festa Municipal da Cerveja.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Israel Magioni
Publicado em sexta-feira, 30 de junho de 2023
Atualizado em sexta-feira, 30 de junho de 2023