O espaço que já foi desde fazenda a fábrica de refrigerante, e hoje é sede da Administração de Viana, passará por revitalização. A Prefeitura de Viana anunciou, na manhã desta quarta-feira (14), uma obra para a revitalização do prédio que sedia a gestão municipal, o Palácio Paulo Fernandes Viana, em Viana Centro. A ordem de serviço que marca o início das obras foi assinada durante reunião realizada no gabinete do prefeito Wanderson Bueno, com a presença de vereadores, secretários e autoridades, entre eles Demósthenes Carvalho de Soares, ex-prefeito de Viana, e o arquiteto José Daher, responsável pelo projeto da sede da Prefeitura nos anos 80.
A cidade, sempre conhecida por sua rica história, cultura vibrante e arquitetura encantadora, tem, entre os edifícios emblemáticos da região, a imponente sede da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Florentino Avidos. O palácio teve seu projeto concebido no ano de 1983 pelo arquiteto capixaba José Daher Filho, durante a gestão do então prefeito, Demósthenes Carvalho Soares. No entanto, com o passar dos anos, o desgaste natural e a ação do tempo deixaram marcas na fachada do prédio, fazendo com que uma revitalização se tornasse necessária para preservar sua beleza e grandiosidade.
A revitalização vai muito além de uma simples renovação estética. Ela representa o compromisso da administração pública com a valorização do patrimônio histórico da cidade e com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Ao resgatar a beleza original do edifício, pretende-se resgatar também o orgulho e a identidade da comunidade que escolheu Viana para viver.
O restauro vai resgatar elementos arquitetônicos de sua imponente fachada, além de trazer uma moderna iluminação cênica, buscando destacar a beleza do edifício durante a noite, e um belo paisagismo, semelhante ao adotado na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, localizada logo em frente, possibilitando um harmonioso diálogo entre os espaços públicos do Centro da cidade. A obra terá custo de R$ 661.102,11 e um prazo de 30 dias para a conclusão.
O prefeito Wanderson Bueno afirma que a revitalização da sede da Prefeitura é um marco na história da cidade e reafirma o compromisso da administração pública com a valorização do passado, com a promoção da cultura e com o bem-estar de todos os cidadãos.
“A belíssima arquitetura do prédio da Prefeitura é um dos grandes símbolos de Viana. Já demos início a uma grande reforma na parte interna do prédio, para modernizar este espaço e proporcionar um melhor atendimento aos munícipes. Agora vamos investir em uma revitalização da área externa, para resgatar o sentimento de pertencimento dos cidadãos junto à sede da gestão municipal, que é a casa dos vianenses. Esta obra é mais do que uma mera reforma estética; queremos proporcionar aos moradores a expectativa de acordar em uma cidade diferente todos os dias”, destacou o prefeito Wanderson Bueno.
Demósthenes Carvalho de Soares, ex-prefeito de Viana, gestor do município à época da construção da sede, esteve presente no evento para assinatura da ordem de serviço. Ele conta que o prédio foi projetado no ano de 1983, quando a Prefeitura funcionava em um espaço menor, localizado na Praça Jerônimo Monteiro, em Viana Sede, local que hoje abriga a Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS). Segundo ele, o espaço não expressava, na época, a beleza e grandeza do município, então surgiu a ideia de construir algo que marcasse a sede vianense.
“Iniciamos nos anos de 1980 a construção da sede da Prefeitura de Viana, um símbolo de arte e beleza da cidade. Hoje, o prefeito Wanderson Bueno embeleza e amplia cada vez mais este espaço público, o que é motivo de grande satisfação para todos os cidadãos, principalmente para mim que estive no pontapé inicial desta obra. Atualmente, quem passa pela Prefeitura e olha para o prédio se admira e quem aqui entra se apaixona”, disse Demósthenes.
José Daher, arquiteto responsável pelo projeto da sede da Prefeitura nos anos 80, comenta que pensou em um projeto com estilo moderno e contemporâneo para a construção deste prédio. O objetivo era promover um contraste com o contexto histórico que cerca a sede, como o Casarão e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
“O projeto veio para trazer um novo marco arquitetônico para Viana, mas que fosse subserviente aos marcos originais da cidade, como a Igreja Matriz. A estrutura deste prédio traz como inspiração os conceitos modernistas, de um espaço aberto e convidativo para todas as pessoas, adotados em prédios públicos no país, especialmente no Palácio do Planalto, em Brasília. Criamos um espaço humano, acolhedor e de portas abertas, do qual tenho um particular apreço”, disse o arquiteto.
Com a conclusão da revitalização de seu prédio, a Prefeitura Municipal de Viana se apresentará como um símbolo de renovação e comprometimento com a preservação do patrimônio histórico e cultural, além de um convite aos moradores e visitantes a explorarem e valorizarem ainda mais a cidade.
Memória
Na colonização açoriana, essa região onde está a Prefeitura era a fazenda de dona Luísa Aurélia da Conceição, a mesma que salvou a imagem de Nossa Senhora da Conceição quando ocorreu o incêndio da igreja. No terreno onde está construída atualmente a Prefeitura funcionava, na década de 60, a fábrica de refrigerante Peri, que depois foi demolida para a construção da Prefeitura. A fonte desta informação é o livro de Heribaldo Lopes Balestrero, que foi prefeito de Viana.
Além da presença do prefeito Wanderson Bueno, a solenidade de assinatura contou com a presença do Padre Zaelton da Costa, secretários da gestão, vereadores e demais autoridades.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quarta-feira, 14 de junho de 2023
Atualizado em quinta-feira, 15 de junho de 2023