O programa de bem-estar animal de Viana, o É o Bicho!, completa um ano na próxima quinta-feira (08). Após décadas sem políticas públicas para os animais, o município passa a contar com o programa mais eficiente em castração animal do Espírito Santo.
Com o objetivo de interromper a reprodução indiscriminada dos animais, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças, o programa já realizou mais de 500 castrações de cães e gatos do município.
Para comemorar o au-niversário desta importante política pública, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), realiza uma grande feira de adoção com mais de 30 cães e gatos em busca de um novo lar. O evento acontece neste sábado (03), entre 9h e 18h, no ExtraCenter, em Marcílio de Noronha.
“Este programa é um marco para o município. Estamos trabalhando em prol da defesa dos nossos animais, trazendo benefício para toda a sociedade como consequência. A maneira como tratamos nossos animais reflete o tipo de humano que somos. Fomentar políticas de controle populacional de cães e gatos e reprimir crimes de maus-tratos são ações importantes para o bem-estar animal”, afirma o prefeito Wanderson Bueno.
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme Cruz, destaca que as feiras são um importante espaço para garantir um novo lar aos animais resgatados. Segundo ele, os cães e gatos que foram resgatados nas ruas de Viana e reabilitados na Clínica Rancho Belo Vista, onde passaram pelos tratamentos e cuidados, esperam por uma nova família, que possa cuidar de forma responsável.
“É uma feira muito importante para o município e para o programa É o Bicho! Já resgatamos centenas de animais em situação de rua e vulnerabilidade no município desde o lançamento do programa. Após tratar e castrar todos os animais, estamos realizando feiras com o intuito de dar um novo lar a todos”, destacou o secretário.
A feira terá ainda doação de ração para pets, vacinação antirrábica e recreação para crianças e animais. Venha com toda a família e pets para curtir a feira!
Bem-estar animal em números
Desde sua implantação, o É o Bicho! já castrou mais de 500 animais por meio do cadastro feito pelos tutores de forma gratuita. Antes do processo cirúrgico, o pai de pet passa por palestras sobre os cuidados no pré e pós-operatório, além de ensinamentos sobre os melhores cuidados com os bichinhos no cotidiano.
“Nós faremos a castração de 2 mil animais de forma gradual. Nessa primeira fase, vamos dar prioridade a todas as pessoas que estejam em algum cadastro social e aos protetores independentes e as ONGs, por fim todos outros munícipes. Então todos terão direito de entrar no site e fazer a sua inscrição”, explica o secretário Luiz Guilherme Cruz.
Entre as vertentes do programa, está o resgate de animais em situação de rua ou sofrimento. Desde sua criação, o É o Bicho! já realizou 193 resgates de animais de pequeno porte, como cães e gatos, além de outros seis animais de grande porte, como equinos e bovinos.
Qualquer pessoa pode solicitar o acolhimento de um animal. O Código de Bem-Estar Animal de Viana prevê recolhimento em três situações: quando houver constatação de maus-tratos, agressor vicioso que provoque risco à saúde pública ou animal em estado precário de saúde. O caso é analisado pelos veterinários da prefeitura para atestar necessidade de recolhimento.
Assim que o animal recolhido passa pelos tratamentos necessários para recuperar sua saúde, ele é castrado e passa a estar disponível para adoção em feiras. Entre os animais aptos para adoção, 24 receberam um novo lar responsável e amoroso nas três feiras realizadas pelo programa.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 02 de junho de 2023
Atualizado em sexta-feira, 02 de junho de 2023