Viana segue registrando os menores dados de criminalidade na série histórica. Em abril, o município registrou uma redução de 12,32% nos dados de crimes contra patrimônio e queda de 33,3% em crimes de homicídio comparando ao mesmo período no ano passado. Entre os dados com maior redução, está o roubo a pessoas em transporte público, com queda de 66%, enquanto roubo em comércio registrou redução de 50% e roubo em via pública decaiu 11%.
Os dados foram apresentados durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na tarde dessa quinta-feira (11), que contou com a participação do vice-prefeito Fábio Dias, do secretário de Defesa Social Enoni Erlacher, além de representantes da Guarda Civil Municipal de Viana, policiais Militar, Civil, Rodoviária Federal, Federal e Penal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
“A troca de experiência entre a gestão e os agentes de segurança nos permite planejar melhores ações no âmbito da segurança. As forças de segurança são nossas parceiras na manutenção da segurança na cidade”, disse o vice-prefeito Fábio Dias.
“O GGIM permite uma integração completa entre as forças de segurança que atuam na cidade. Quando temos essa consonância, podemos alcançar soluções e resultados mais assertivos na segurança público”, disse o secretário de Defesa Social, Enoni Erlacher.
Durante o mês, foram realizadas diversas ações pela Guarda Civil Municipal de Viana, possibilitando a apreensão de 573 unidades de drogas, 408 abordagens e 9 pessoas foram conduzidas.
Para levar mais segurança à população, mais de 900 visitas tranquilizadoras foram realizadas em escolas, unidades de saúde, prédios e espaços públicos.
Guarda qualificada
Os agentes Costa e Fernandes, da Guarda Civil Municipal de Viana, se formaram no curso do Batalhão de Policiamento de Choque (PATAMO) em Embu das Artes, em São Paulo.
O curso visa qualificar agentes de segurança pública com conhecimentos necessários para executar o Policiamento Ostensivo Especializado de Choque em todos os tipos de modalidades.
Operações de destaque
Entre as operações de destaque, está a ação para combater o abate e comércio de carnes clandestinas na Grande Vitória. Nesta operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em locais possivelmente ligados ao esquema, sendo abatedouros, açougues e locais de abate, sendo quatro no município de Viana e dois no município de Cariacica. Durante a ação foi demolido o local de abate, situado no assentamento Santa Clara, Araçatiba, zona rural de Viana.
Em abril, a Secretaria de Defesa Social realizou mais uma fase da operação Lata Velha. Na ação foi feita a retirada de um veículo abandonado nas ruas da cidade. Além disso, cinco proprietários de veículos foram notificados para realizar a retirada dos mesmos em 15 dias.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quinta-feira, 11 de maio de 2023