A Defesa Civil de Viana realizou visita técnica à Barragem de São Pedro. O objetivo é o de elaborar plano de ação com medidas a serem tomadas em caso de incidentes como cheias devido a fortes chuvas e, ainda, subsidiar os dados para atualização do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON).
O PLANCON, já estabelecido, por meio do Comitê Municipal de Proteção e Defesa Civil, prevê procedimentos a serem adotados pelas instituições envolvidas direta ou indiretamente nas ações de socorro às vítimas, assistência humanitária e restabelecimento, de forma a reduzir os danos e prejuízos decorrentes de um desastre.
“O papel do Plano de Contingência no município de Viana é de nortear as ações de cada secretaria vigente diante de uma situação emergencial. Além disso, ele busca mostrar o papel de cada secretaria, as ações que ela irá deve desenvolver, no contexto de calamidade pública como, por exemplo, as últimas chuvas de novembro e dezembro que trouxeram alagamentos e pessoas que tiveram que deixar suas casas", aponta o secretário de Defesa Social, Major Enoni Erlacher.
Também participaram da visita técnica Sebastião Vieira de Almeida, Gerente de Defesa Civil; Tatiane Vaz Santos Nieto, Assistente Social da Defesa Civil e Gessé Camilo Lelis, da Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos.
O Plano foi desenvolvido a partir da análise das avaliações e mapeamentos de risco efetuados e dos cenários de risco identificados como prováveis e relevantes caracterizados como hipóteses de desastres.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Márcia Brito
Publicado em terça-feira, 04 de abril de 2023
Atualizado em terça-feira, 04 de abril de 2023