Construir uma sociedade com base na educação é fundamental para o crescimento de qualquer comunidade. Para isso, o ensino deve ser inclusivo e chegar a todos.
A Prefeitura de Viana, em parceria com as Secretarias de Educação (SEMED) e Desenvolvimento e Trabalho Social (SEMTRADES), leva atendimento pedagógico domiciliar aos portadores de necessidades especiais do município.
Um dos atendimentos foi realizado no Lar Genoveva Machado, instituição de longa permanência para portadores de necessidades especiais, localizado no bairro Universal. Os participantes do projeto são matriculados em instituições de ensino do município, mas, por recomendação médica, não podem frequentar as unidades escolares para praticar atividades acadêmicas.
Com isso, o intuito da ação é levar aos alunos conhecimentos que eles teriam na escola, como leitura, escrita, artes e educação física, de forma domiciliar. As aulas ocorrem de segunda a quinta-feira, no Lar Genoveva.
A professora Karina Pinheiro conta que os alunos ficam animados com as aulas e buscam sempre aprender coisas novas.
“Durante as aulas eles estão sempre animados, fazem as atividades com maestria, buscando ouvir nossos conselhos. O esforço que vemos neles é o que nos dá combustível para continuar com esse trabalho de suma importância para a vida de casa um”, afirmou a professora.
Após período de adaptação e desenvolvimento dos alunos, os mesmos serão inseridos em projetos nas escolas do município, proporcionando mais atividades práticas no processo de alfabetização.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em sexta-feira, 31 de março de 2023