Com objetivo de otimizar e proporcionar atendimento humanizado aos pacientes que buscam os serviços de Urgência e Emergência nos espaços de Saúde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, passou a promover uma série de alterações no atendimento do Pronto Atendimento de Arlindo Villaschi. Entre as mudanças estão a utilização dos profissionais do consórcio de saúde de Viana, alteração na forma de classificação de risco dos pacientes, qualificação e treinamento para os profissionais, entre outras melhorias.
Umas das mudanças que vai resultar na melhora no atendimento é a ampliação de parte do espaço de Emergência do Pronto Atendimento. De acordo com a gestora de Média e Alta Complexidade de Viana, Aline Lane, o local está passando por várias adequações que irão tornar o serviço dinâmico e resolutivo, além de otimizar os atendimentos de emergência e, desta forma, promover um atendimento com mais qualidade na Saúde em Viana”, destacou.
Além da mudança na estrutura física do local, o corpo médico que atua no PA será substituído pelos profissionais do Consórcio de Saúde. Já a equipe da recepção passará por treinamento de qualificação, visando, também, melhora no atendimento e direcionamento dos pacientes que necessitam de atendimento. “Essa capacitação vai proporcionar atendimento mais humanizado para os pacientes”, garante o secretário de Saúde de Viana, Luiz Carlos Reblim.
Outra mudança que está sendo implantada no atendimento é a forma de classificação de risco dos pacientes que chegam ao PA. O protocolo de Manchester. A identificação consiste em priorizar o atendimento de urgência e emergência que chegam ao local com pulseiras que sinalizam o nível de gravidade de cada caso, além, também, de proporcionar mais segurança para os médicos que estão de plantão no local “Essa triagem é importante, pois abre espaço para os casos que precisam de mais atenção da equipe médica que atua no local”, disse o secretário.
O secretário completa. “A classificação de risco é uma ferramenta utilizada nos serviços de urgência e emergência, que visa avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento”, explica o secretário.
O secretário disse, ainda, que, com o funcionamento da classificação por meio das pulseiras, outra importante mudança nos atendimentos em Saúde será colocada em prática no município. “Iniciamos um trabalho de conscientização com pacientes para que as queixas não urgentes sejam resolvidas na própria Unidade de Saúde do bairro. Com isso, o fluxo de pacientes no PA será menor e o atendimento oferecido no local será mais dinâmico e eficiente”, explica o secretário.
Entre as orientações de conscientização está a distribuição de folhetos explicativos sobre os atendimentos que podem ser resolvidos com os médicos e profissionais da Unidade de Saúde e quando é necessário a buscar a urgência e emergência. "O atendimento nas unidades será ampliado para atender mais pacientes", finaliza o secretário.
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Publicado em quarta-feira, 05 de julho de 2017
Atualizado em quarta-feira, 05 de julho de 2017