Duas servidoras do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Viana (IPREVI) foram aprovadas na certificação profissional de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). A nova certificação é uma exigência para os gestores de previdência, membros da equipe gestora, conselheiros e membros do comitê de investimentos.
As servidoras Maria da Penha Lopes Soares Rocha, atual presidente do instituto, e Luciane da Penha Rebuli Correa, assessora técnica previdenciária, foram aprovadas na nova Certificação Profissional pelo Instituto Totum.
De acordo com a presidente do IPREVI, a importância da certificação não é somente para cumprir os requisitos exigidos pela Secretaria de Previdência, mas a importância do papel dos gestores nos processos decisórios do RPPS, tornando tal certificação tão importante para todos que fazem parte da gestão RPPS. É a profissionalização dos servidores.
“É primordial que se obtenha esse conhecimento para ser mais assertivo na tomada de decisão e vislumbrar novos resultados, recursos, modernização para o RPPS já que todos temos um só objetivo: uma gestão eficiente e com bons resultados para os futuros e atuais segurados do IPREVI”, destacou Maria da Penha.
Em 2022 e 2023, todos os RPPS poderão ter o nível básico. Quem for aprovado ganhará prazo de 4 anos para buscar o nível correspondente à sua exigência conforme o Índice de Situação Previdenciária.
Outro ponto a ser destacado é que a certificação profissional passou a ser requisito para a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária, exigido quando o município vai firmar convênios e/ou receber recursos da União.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Publicado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023