Viana recebeu fortes chuvas em curtos espaços de tempo. Em uma semana, mais de 400 milímetros de águas pluviais atingiram a cidade. Com isso, o nível dos rios Santo Agostinho, Jucu e Formate aumentaram rapidamente, além da obstrução de bueiros por entulhos espalhados pelas ruas da cidade ou volume intenso de lamas. Alguns pontos de Viana ficaram alagados e moradores tiveram que sair de suas casas.
A cidade está voltando à normalidade e as pessoas retornam às suas casas. A origem dessas águas e os contatos com impurezas e insetos fazem com que os moradores possam ser infectados com doenças contagiosas. Começam, também, os processos de limpeza nos lares e quintais e alguns cuidados precisam ser tomados para a saúde da população.
Veja abaixo alguns cuidados que a população precisa tomar no período de limpeza pós-chuvas:
Cuidados com alimentos e bebidas
A primeira delas é descartar todos os alimentos expostos à água. Neste caso, nada deve ser aproveitado.
Desinfecção de móveis e objetos
Misturar 400 ml ou dois copos "lagoinha" de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para 20 litros de água. A solução deve ser aplicada em pisos, paredes e outras superfícies, deixando secar em seguida.
Desinfecção sem hipoclorito de sódio
Filtre ou coe com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Depois, ferva durante cinco minutos. Passe o líquido de uma vasilha limpa a outra, também limpa. Este procedimento permite a oxigenação da água melhorando seu sabor.
Cuidados com móveis
Todos os móveis que tiveram contato com a água da chuva devem ser desinfetados. Todos os objetos, além de paredes e roupas, devem ser lavados. É importante utilizar sacos plásticos duplos nas mãos e pés, ou luvas e botas, para evitar contato com a água suja ou lama.
Quem teve contato com a água da chuva?
Procure uma de nossas UBS se sentir sintomas como febre, dores e amarelamento da pele, que podem representar ameaças à saúde, mesmo após dias do contato com a água. Além disso, confira se a vacinação antitetânica está em dia.
Cuidados com reservatórios de água
- Feche o registro ou boia, impedindo a entrada de água na caixa e remova toda a água da caixa, em seguida, lave o fundo e as paredes com escova e água. Atenção: não use sabão, detergente ou outros produtos;
- Encha a caixa com água limpa, acrescentando um litro de água sanitária (hipoclorito de sódio a 2,5%) para cada mil litros de água do reservatório e deixe agir por duas horas para desinfecção do reservatório e das canalizações;
- Em seguida, feche novamente a entrada de água na caixa e a esvazie da mistura desinfetante;
- Anote do lado de fora da caixa d'água a data da limpeza e repita o processo a cada seis meses;
- Mantenha a caixa sempre protegida e tampada para evitar acesso de insetos, roedores e outros pequenos animais.
Unidade de Saúde
Caso o munícipe apresente algum sintoma acima citado, procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber os cuidados necessários. O horário de atendimento vai das 8 às 15 horas.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
Atualizado em sexta-feira, 30 de dezembro de 2022