O município está agindo de forma intensiva para acabar com a proliferação dos mosquitos em todo município. Na manhã desta sexta-feira (7), uma ação conjunta da Prefeitura de Viana, por meio da Secretária de Ordem Pública e Serviços Urbanos (SEMOPS) e da Secretária de Saúde (SEMSA) fiscalizou diversos locais do município, com objetivo de identificar os principais focos de larvas de mosquito.
Durante a ação, os agentes de endemias descobriram o maior foco de proliferação de mosquitos na cidade em duas grandes bacias de tratamento de esgoto desativadas. O local acabou se tornando um espaço para reprodução de larvas Culex, conhecido popularmente como pernilongo.
A equipe da Vigilância Ambiental iniciou o tratamento no mesmo momento, com intuito de eliminar o foco. Foram utilizados produtos que atuam em todos os estágios do desenvolvimento larval de mosquitos. O trabalho continuará também nas próximas semanas, com explica a subsecretária de Vigilância em Saúde, Patrícia Aguiar.
“Aplicamos um veneno químico nas larvas, que vão se alimentar e morrer. Além disso, o produto deixa resíduos que continuam agindo no local por mais de uma semana, impedindo novos ovos de eclodir. Também coletamos diversas larvas para realizar pesquisas e conseguirmos ser mais eficazes no combate ao mosquito”, declarou a agente.
O prefeito Wanderson Bueno também participou da fiscalização intensiva e destacou que o problema será resolvido de forma rápida.
“Estamos tomando todas as medidas de bloqueios desta área. Notificaremos a empresa responsável pelo saneamento por falta de cuidado do espaço. A nossa equipe realizou o tratamento da água para que, nesse curto espaço de tempo, tenhamos grandes resultados na redução de proliferação de mosquito na cidade. Esse trabalho será aliado ao combate aéreo do fumacê”, afirmou o prefeito.
Prevenção contra os mosquitos
A prevenção contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e ao Culex, conhecido como pernilongo, segue constante em Viana.
Confira o cronograma de fumacê:
· SEGUNDA - Universal; Ipanema; Parque do Flamengo; Canaã; e Primavera; Nova Bethânia; Campo Verde; e Coqueiral de Viana;
· TERÇA - Marcílio de Noronha I e II; Guaritas (13 de Maio); e Industrial; Vila Bethânia; Arlindo Villaschi; e Eldorado;
· QUARTA - Ribeira; Bom Pastor; Vila Nova; Nova Bethania; Canaã; Universal; Guaritas (13 de Maio); e Ipanema;
· QUINTA - Viana Sede; Santa Terezinha; Santo Agostinho; Nova Viana; Cabral; Verona; Araçatiba; Jucu; Nova Belém; Antártica; Marcílio de Noronha I e II;
· SEXTA - Soteco; Areinha; Vale do Sol; Nova Bethânia; Campo Verde; Caxias do Sul; e Morada de Bethânia.
Quando o carro fumacê passar, para ocorrer de forma segura, a Secretaria de Saúde alerta para que moradores retirem, guardem ou mantenham cobertos os alimentos expostos, água para consumo animal e utensílios que estejam ao ar livre de uso diário, roupas no varal, gaiolas de pássaros, aquários e colmeias de abelhas.
A SEMSA ainda realiza ações de combate por meio de visitas regulares de agentes de endemias para vistorias de vigilância, prevenção e controle de doenças. Os profissionais são responsáveis por inspecionar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos para buscar focos endêmicos, além de examinar cuidadosamente caixas d’água, calhas e telhados, aplicar larvicidas e inseticidas e orientar a população quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas.
A orientação é que a população permita o acesso do agente em residências e estabelecimentos. Em Viana, os profissionais atuam devidamente uniformizados com camisa de cor cinza, com brasão da prefeitura e identificação da SEMSA, calça jeans e bolsa amarela. Além disso, os profissionais são orientados a entrar somente acompanhados do morador. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria da Saúde pelos telefones (27) 3255-1621 e (27) 99786-3045.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em sexta-feira, 07 de outubro de 2022
Atualizado em sexta-feira, 14 de outubro de 2022