Você sabia? A cana e o mel que você consome são produzidos em Viana! A cidade abriga as maiores produções deste mercado e abastece municípios da Grande Vitória e até mesmo outros Estados. O setor cresce a cada ano e todo esse resultado da agroindústria vianense gera uma arrecadação de mais de R$ 32 milhões por ano em impostos aos cofres públicos.
A cana-de-açúcar é responsável por um produto essencial para a economia e alimentação: o açúcar. Dela também vem o álcool utilizado em bebidas alcoólicas, como a cachaça e o rum. Sua importância não acaba aqui, pois dela é feito, também, o etanol. Cerca de 70% dessa planta tão versátil consumida na Grande Vitória é produzida em solo vianense, como explica o gerente de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura (SEMAG), Francisco Sizino.
“Os produtores rurais da agricultura familiar encontram em Viana um ambiente favorável para o desenvolvimento de uma agricultura responsável. Estamos incentivando o trabalhador do campo a produzir mais, criando espaços como essa feira para exposição e comercialização”, comentou o gerente.
Não é só na produção de cana que Viana lidera. A Associação dos Apicultores de Viana (AVIAPIS) produz mais de 12 toneladas de mel por ano, a maior da Grande Vitória. Os produtores de mel de Viana encontram no festival mais doce do Estado um espaço único para expor as produções de mel, própolis e bebidas, além de equipamentos para apicultura como EPIs e fumegador, caixa e quadros para colmeia.
O presidente da AVIAPIS, Giliard Volkers, afirma que a produção do mel está localizada principalmente nas regiões rurais de Viana, como Jucu e Baía Nova. A produção encontra aqui um local perfeito para extração de mel devido às diversas flores e plantas presentes no meio ambiente preservado da cidade.
“A festa traz mais visibilidade e possibilidade de comercializar para mais pessoas. A minha expectativa é que, desde o pequeno até o médio produtor, haja mais divulgação e reconhecimento ao nível estadual por conta desse festival. Essa divulgação é muito importante para a expansão de mercado”, comentou o apicultor.
A população pode provar o legítimo mel do município e um delicioso caldo de cana nos estandes da Feira do Empreendedor durante a 3ª Festa da Cana e do Mel, que acontece até este domingo no Parque de Exposições de Viana Sede.
O prefeito Wanderson Bueno destaca a importância da agroindústria para a cidade e faz um convite especial à população para que conheçam os produtos.
“Essa é a 3ª edição da Festa da Cana e do Mel. Depois de dois anos sem essa festa, nós precisamos fazer esse grande espetáculo para voltar a ver os amigos, as famílias, ter esse momento bacana. Esse destaque para agroindústria mostra como acreditamos em quem produz e empreende nessa cidade”, destacou o prefeito.
A festa não acaba por aqui… Neste domingo (04), o rodeio chega à sua grande final e os palcos estarão repletos de apresentações locais e nacionais para todos os gostos. A abertura dos portões para circulação na Vila Gastronômica, Feira do Empreendedor e Magic Park acontece às 14h.
Confira a programação completa:
Domingo (04/09)
14h - Chorinho Gigante pela Própria Natureza - Chorinho
16h30 - Azul (Grupo Árvore Casa das Artes) – Apresentação infantil
18h - Rodeio
20h - Bruna Viola - Sertanejo
21h30 - Rickson Maioli - Sertanejo
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estagiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em domingo, 04 de setembro de 2022