Resgate da memória e da cultura vianense! A história mostra como os laços de Viana com os Açorianos estão interligados. Em 15 de fevereiro de 1813, chegaram 53 famílias açorianas em nossas terras, formando assim a Colônia de Viana.
Após a chegada dos Açores, passamos por diversos momentos históricos de alegrias, dificuldades e evolução. Evolução essa que proporcionou a construção do primeiro templo católico, a Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída pelos imigrantes açorianos no período de 1815 a 1817.
Com intenção de manter os laços, será inaugurado na tarde desta terça-feira (26), na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, o monumento que simboliza a Coroa dos Açores, com a presença de comitiva presidencial da Ilha dos Açores e de representantes das Casas dos Açores no Brasil.
Reza a lenda que a coroa foi centro de uma busca heroica pelo tesouro, após a sua perda em uma das ilhas do arquipélago. O artefato era tão cobiçado que um de seus protetores a escondeu na própria perna, aguentando a dor e o incômodo em seu corpo.
Além da inauguração do monumento, as crianças da escola EMEF Padre Antunes Siqueira vão entoar um coral belíssimo, com o Hino Municipal de Viana e mais duas músicas populares, sob a regência do maestro Inarley Carletti.
Será uma festa linda, para celebrar o passado, presente e futuro da população vianense. Após o final do evento, o vianense continua se movimentando com boas coreografias e muita música, com o aulão de Zumba, na Praça Expedicionário Jerônimo Leite, para toda população.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estágiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Kaio Torres
Publicado em terça-feira, 26 de julho de 2022