O sol estava raiando no horizonte no momento em que milhares de pessoas se reuniam no Centro de Exposições de Viana com um sorriso no rosto e muita energia. Alonga, alonga, alonga e pé na estrada! Foi dada largada para mais de 13 quilômetros de confraternização entre familiares e amigos, contemplação da natureza, atividade física e muita alegria: essa é a 21ª edição da Caminhada Ecocultural de Viana.
Mais de 4 mil pessoas se reuniram para celebrar a cultura e história vianenses em meio às comemorações dos 160 anos da cidade. Com destino a Araçatiba, os “caminheiros” percorreram várias localidades da cidade, passando por igrejas centenárias, pontos turísticos, natureza preservada e belas paisagens que só Viana pode proporcionar.
“São 160 anos de emancipação política da cidade de Viana. Estamos muito felizes de encerrar as festividades da cidade nesse grande encontro de famílias e de pessoas de bem em um local com várias atrações musicais, tudo preparado com muito carinho para receber a todos”, comemorou o prefeito Wanderson Bueno.
Com vista privilegiada em Jucuruaba, às margens do exuberante Rio Jucu, os participantes encontraram um espaço de acolhimento, para se hidratar e recarregar as baterias rumo à próxima etapa da caminhada.
Momentos marcantes, risadas, conversas, além de muitas fotos para registrar os sentimentos que já estavam guardados há um ano.
Este domingo foi dia de reunir a família e amigos, além de criar novos laços. As amigas Zenir Balestrero e Margarete Rodrigues, ambas de Viana Sede, já são presenças garantidas na caminhada, mas, esse ano tiveram mais uma para compor o trio. Josiane Santos, residente de Vila Bethânia, aproveitou pela primeira vez as maravilhosas paisagens de Viana. “Minha primeira vez caminhando e foi muito gostoso. Deu para curtir, tirar muitas fotos e a vista é ótima. Já estou me preparando para o ano que vem”, disse Josiane.
Moradora da Serra, Jamila Fontes Braga Zucoloto trouxe o marido, Eliecir, e a filha, July, para curtir juntos a caminhada.
“Tem muitos anos que eu faço essa caminhada e gosto muito das paisagens, acho linda a quantidade pessoas que participa, olhamos para trás e vemos uma multidão reunida. Estou acompanhada do meu esposo e da minha filha. Eles gostam de caminhar e estar na natureza. Caminhar em família é a melhor coisa que tem!”, disse Jamila.
A caminhada também é um momento de reencontrar e renovar amizades. Reunida com os amigos de academia, Ângela Vieira da Silva Almeida decidiu voltar a participar da caminhada após um ano sem participar.
“Participo dessa caminhada há vários anos, mas fiquei um período sem participar por causa da pandemia. Retornei agora com os meus amigos da academia de luta. É um evento muito bom para participar em meio à natureza e passar em lugares bem preservados. Acaba sendo um lazer para nós. É um passeio muito interessante para família toda participar”, disse Ângela.
O evento foi um espaço para reunir a família e ter um momento de lazer e união. A advogada Liliane Lemos comenta que a caminhada deste ano tem um significado diferente.
“A caminhada é momento muito importante em família, de descontração e também para comemorar o aniversário da cidade. Eu costumava vir todos os anos com o meu pai, mas ele faleceu há um ano. Nesta edição eu vim em homenagem a ele e também à nossa querida cidade”, destacou Liliane.
A bela arquitetura da histórica Igreja Nossa Senhora d’Ajuda anuncia a chegada da caminhada, mas esse não é o ponto final. As celebrações se transformam de uma atividade lúdica para uma grande festa com comidas típicas, música ao vivo e animação!
A Banda de Congo Mãe Petronilha recepcionou os primeiros participantes com uma grande apresentação da tradicional cultura de congo de Araçatiba. O conjunto de chorinho Gigantes Pela Própria Natureza trouxe uma música instrumental de qualidade. Rogério Palassi e Malveny apresentaram músicas contemporâneas e clássicos do MPB para animar a galera.
Para finalizar as apresentações, a dupla João Felipe e Rafael colocou os participantes para arrastar o pé com músicas sertanejas. Luiz Paulo Forrozão encerrou as atividades com clássicos do forró.
Desafio de Pedal
Engana-se quem acha que o evento só pode ser feito a pé. Centenas de ciclistas se reuniram para percorrer 45 quilômetros de pedal. Esse foi o 1° Desafio dos Malucos do Pedal.
Francisco Carlos de Jesus Júnior trouxe a esposa, Lorrainy Félix Neves, e o filho, o pequeno Breno de 8 anos.
“É satisfatório compartilhar com os demais ciclistas o prazer, não só do pedal, como também de poder pedalar em família.Trouxe minha esposa e meu filho para prestigiar o evento juntamente com meus amigos de ciclismo. Para nós é bem satisfatório compartilhar e participar deste evento”, disse o ciclista.
A consultora de vendas, Tereza Moreira veio do município de Serra para participar do evento e destaca a organização.
“Esse evento mostra que Viana tende a crescer no esporte, principalmente o ciclismo. Viana está sendo exemplo para outros municípios porque consegue reunir os mais diversos grupos e isso é o que importa no esporte. Além das belas paisagens e uma excelente organização”, disse Tereza.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito — Secretária de Comunicação
Ygor Amorim — Gerente de Jornalismo
Kaio Torres - Coordenador de Comunicação
Vitor Matias - Estágiário de Comunicação
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124 – 6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Israel Magioni, Vitor Matias e Ygor Amorim
Publicado em domingo, 24 de julho de 2022
Atualizado em domingo, 24 de julho de 2022