O Dia Mundial Sem Tabaco, promovido em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, que vitimam mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo.
Parar de fumar é um processo desafiador, que exige atitudes pessoais e coletivas. Em virtude disso, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), oferta tratamentos e orientações em todas as 18 unidades de saúde do município para quem deseja deixar a dependência.
Dando início às ações de conscientização contra o tabagismo, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Morada de Bethânia realiza, na tarde desta sexta-feira (27), a campanha “Viu só como o cigarro atrapalha a sua vida?”. A ação exemplifica de forma visual como o cigarro impede o dependente de alcançar a vida saudável. Na UBS, cerca de 30 pacientes vão participar de uma palestra de conscientização que dá início ao tratamento de dependentes.
O programa consiste em atendimentos de forma individual ou em grupo a pacientes que desejam dar fim a dependência ao tabaco. Para ter acesso, é necessário buscar a unidade de saúde mais próxima e solicitar encaminhamento médico.
O paciente passa por avaliação médica antes de ter acesso a medicações que compõe o tratamento. Além disso, é ofertado acompanhamento psicológico durante 12 meses com intuito de garantir que a pessoa permaneça abstinente.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quinta-feira, 26 de maio de 2022