Viana não registra mortes confirmadas pelo novo Coronavírus há 60 dias. A informação é do Painel Covid-19 do governo do Estado. O último óbito confirmado pela doença na cidade foi registrado no dia 28 de fevereiro.
Ainda conforme os dados do painel, Viana também é uma das cidades da Grande Vitória com maior período sem registro de mortes pela doença. Atualmente, o município registra 18.871 casos, 306 mortes confirmadas pela doença e percentual de letalidade de 1.6%.
Os resultados positivos deve-se esforço e da preocupação da administração em combater a Covid-19, vacinando 100% de sua população, ao decidir sediar um estudo de relevância internacional, o Viana Vacinada.
Conforme os testes em voluntários, a meia dose conseguiu induzir a produção de anticorpos neutralizantes em 99,8% dos participantes, resultado semelhante ao alcançado no esquema com dose padrão.
O estudo já foi apresentado à Organização Mundial da Saúde (OMS), à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), à Câmara Técnica de Enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O projeto Viana Vacinada foi destaque de reportagem exibida no Jornal Nacional, na Rede Globo, em abril. A matéria exibiu resultados do estudo e virou modelo para o mundo ao comprovar que meia dose de AstraZeneca é eficaz contra a Covid-19.
Além disso, a vacinação dos idosos e acamados em Viana foi completamente feita de forma domiciliar, que só foi possível, pois a Secretaria Municipal de Saúde possui 100% de cobertura de Estratégia da Família e tem um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas regulares aos moradores de cada bairro. Esse trabalho já faz parte da rotina da Secretaria, onde cada território possui seus agentes.
E com sua população com 18 anos ou mais 100% vacinada com as duas doses da vacina contra a Covid-19 (meia dose e dose padrão).
Vacinação contra Covid
O município dá continuidade à vacinação contra Covid-19 em todas as 18 unidades de saúde. A vacinação acontece sem agendamento de segunda a sexta-feira, das 08h às 15h.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Kamilla Mariano – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá Campos
Publicado em sexta-feira, 29 de abril de 2022