“Temos que preservar para que as próximas gerações possam usufruir desse meio ambiente, como nós já aproveitamos até aqui”. Esse foi o recado de seu Jacy Ferreira, de 73 anos, morador de Marcílio de Noronha. Ele foi um dos integrantes da melhor idade vianense que deram exemplo de vitalidade e consciência ambiental durante evento da Semana da Água, realizado na manhã desta quarta-feira (23).
Um grupo com cerca de 40 idosos da Associação da Melhor Idade de Viana participou de um passeio ambiental nas localidades de Jucuruaba e Piapitangui, em Viana. Durante o passeio, os idosos conheceram áreas de preservação mantidas pelo município e espaços onde o programa Reflorestar realizou plantio de árvores nativas.
O evento, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES), teve como objetivo conscientizar sobre a preservação de recursos naturais e desenvolvimento sustentável em celebração a Semana Municipal da Água.
“O passeio foi uma oportunidade maravilha de descobrir algo que está tão pertinho de casa. O aprendizado que tivemos hoje tem muito que acrescentar para nós, não é porque estamos na terceira idade que não temos algo a aprender”, disse dona Maria Loureiro, moradora do bairro Jucu.
O passeio começou com uma trilha realizada no Centro de Educação Ambiental da Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Jucuruaba. O grupo fez uma trilha Mata Atlântica, com parada no mirante do rio Jucu, para conhecer as espécies nativas da região. Além disso, participaram de palestra sobre preservação ambiental e plantio de árvores.
Após o passeio o grupo conheceu a Casa do Mel, da Associacao Vianense De Apicultores (AVIAPIS), em Jucu, espaço onde é feita a produção de mel do município. Os idosos degustaram produtos feitos pela associação, como mel e própolis.
Os integrantes da melhor idade ainda seguiram para o Sítio Gava, em Formate, espaço onde o programa Reflorestar fez o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Curiosos, os idosos conheceram o local e aprenderam sobre a preservação do meio ambiente e práticas que aumentaram a produção das nascentes na propriedade.
“A educação ambiental tem que abranger a toda população, afinal somos nós os responsáveis pela preservação do meio ambiente. Ações como essas são grandes oportunidades para conscientização, com o objetivo de evitar escassez de recursos hídricos e preservar espécies”, destacou o secretário.
As demais atividades da Semana Municipal das Águas serão realizadas com alunos da rede municipal de ensino e alunos da APAE de Viana até esta sexta-feira (25).
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em quarta-feira, 23 de março de 2022
Atualizado em quarta-feira, 23 de março de 2022