Levar serviços básicos da Prefeitura de Viana à população e aproximar o Poder Público municipal das comunidades é o objetivo da ação itinerante realizada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES), por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Com uma unidade móvel, técnicos, assistentes sociais, psicólogos e cadastradores do Cras e do Creas estarão na manhã desta sexta-feira (18) nas ruas do bairro Vale do Sol para levar atendimentos à população que não consegue comparecer às sedes dos serviços e dar acesso de maneira mais simplificada as ações.
Durante a ação, foram ofertados serviços de acolhimento; atendimento CadÚnico, seja para um novo cadastro ou atualização; cadastro da Agência de Emprego de Viana; inscrição para curso de qualificação profissional; e orientação para emissão de Carteira de Trabalho Online.
Além disso, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) estarão presentes na ação para dar orientações para empreendedores sobre cadastro de Micro Empreendedor Individual (MEI) e informações para acesso ao microcrédito.
A expectativa é que cerca de 100 famílias sejam atendidas durante o atendimento itinerante, conforme afirma o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEMTRADES), Glaydiston Mendes.
"Viemos a comunidade para ofertar serviços importantes para o desenvolvimento social. Nosso objetivo é aproximar o poder público das pessoas que, por diversos motivos, não pode, comparecer a uma unidade de atendimento do município, além de cumprir com o compromisso de manter as portas abertas para nossa população", pontuou o secretário.
A auxiliar de cozinha Lucimar da Costa Ferreira esteve na ação itinerante com o objetivo de receber atendimento para os filhos, Pedro, de 16 anos, e Kethlen, 22.
“Busquei atendimento para inscrever meus filhos nos cursos profissionalizantes de administração e design de sobrancelhas do Gerar, além de cadastrar meu filho na agência do trabalho, ele tem o sonho de conseguir o primeiro emprego. Esse atendimento foi rápido e facilitou nosso acesso aos serviços”, comentou.
Assim como Lucimar, o aposentado José Rodrigues Cajaíba aproveitou que a unidade móvel estava estacionada próxima a sua casa e foi ao local para receber atendimentos.
“A presença dessa unidade no bairro facilitou o acesso aos atendimentos, poupou a população de procurar atendimento em outro local”, disse seu José.
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Texto: Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 18 de março de 2022