Plataforma digital para serviços de meio ambiente economiza mais de R$ 14 mil por mês ao município

A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) da Prefeitura de Viana reformulou os procedimentos para solicitações de serviços ligados ao meio ambiente após a criação de um sistema digital e gerou economia de mais de R$ 14 mil por mês em impressões aos cofres do município.

O Sislam, sistema digital de tecnologia e gestão inteligente da SEMMA, colocado em prática no último mês de agosto, colaborou com a sustentabilidade, totalizando economia de cerca de R$ 90 mil ao município desde a implantação, há seis meses.

A projeção é que, com um ano de implementação, sejam economizados mais de R$ 350 mil com o uso da plataforma, valor equivalente a R$ 29.755 por mês.

Mais de 7 mil folhas de papel foram economizadas durante o período com o uso do sistema. Foram cadastrados 228 processos na plataforma desde a implementação, gerando cerca de 2.945 arquivos entre licenciamentos, serviços e fiscalizações.

O sistema contribuiu para a eliminação do uso de papel, deu uma maior agilidade na tramitação de solicitações e serviços, e trouxe mais transparência aos processos, conforme aponta o secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz.

“É uma importante ferramenta que gera economia e sustentabilidade ao município. O sistema digital veio para tornar os nossos serviços mais rápidos e menos burocráticos. O munícipe é atendido muito rapidamente e tem todo o acompanhamento do processo dentro da própria plataforma”, pontuou o secretário.

Por meio do sistema digital, a população tem acesso a serviços de licenciamento ambiental, corte e poda de árvores, denúncias e outras solicitações direcionadas ao meio ambiente.

Para isso, os interessados devem acessar o portal: viana.sislam.com.br e fazer um cadastro, por meio da criação de usuário, com login e senha. Após isto, deve ser acessada a aba superior “Nova Solicitação” e selecionar opção desejada para preencher as informações e apresentar os documentos necessários para a abertura do processo.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Ygor Amorim

Publicado em quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Atualizado em quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915