O que é Cadastro Único? Saiba quando procurar o serviço no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS

O que é Cadastro Único?
O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Quais os principais programas que utilizam o Cadastro Único:
- Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)

- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e na Conta de Água

- Isenção de Taxas em Concursos Públicos e OAB

- ID Jovem

- Carteira do Idoso

- Acesso ao BPC

- Desconto na
alíquota de contribuição previdenciária para donas de casa

Quando você deve ir ao CRAS para agendar a atualização dos seus dados no Cadastro Único
- Auxílio Brasil:
a cada dois anos.

- Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS:
uma vez por ano.

Importante!
Pessoas que recebiam o Benefício de Transferência de Renda do Programa Bolsa Família, que agora passou a ser Auxílio Brasil, não precisam realizar nenhum novo cadastro, pois a migração para o Programa Auxílio Brasil já foi feita de forma automática. Então, não é preciso ir ao CRAS.

Atendimento
O Governo Federal, responsável pelos programas, também tem canais de atendimento para tirar dúvidas:

Telefone: 111 (atendimento 24 horas, sete dias por semana).

Aplicativo para celular Auxílio Brasil.

Em Viana, o agendamento para atualização do cadastro deve ser feito, preferencialmente, de forma presencial nos CRAS.

Confira os locais:
CRAS Região I – Vale do Sol

Rua Rio de Janeiro, s/n, Vale do Sol

Telefones: 9.9752-3469

Base territorial: Areinha, Guaritas, Caxias do Sul, Vale do Sol, Soteco, parte de Nova Bethânia (antigo bairro Eldorado).

Atualmente, o atendimento do CRAS de Vale do Sol, que está em reforma, está sendo feito no CRAS de Campo Verde.

CRAS Região II – Marcílio de Noronha
Avenida Vitória, nº 11, Marcílio de Noronha

Telefones: 3396-2818 / 9.9745-1186

Base territorial: Universal, Ipanema, Canaã, Primavera, Marcílio de Noronha, Industrial e Treze de Maio.

CRAS Região III – Viana
Rua Major Domingos Vicente, s/n, Centro

Telefones: 3255-1285 / 9.9610-6815

Base territorial: Viana Sede, Bom Pastor, Ribeira, Araçatiba, Jucu, Vila Nova, Santo Agostinho, Santa Terezinha e toda a zona rural do município.

CRAS Região IV – Campo Verde
Rua São Francisco, s/n, Campo Verde

Telefone: 3226-4263 / 9.9791-8036

Base territorial: Campo Verde, Morada Bethânia, parte de Nova Bethânia, Vila Bethânia, Tanque, Coqueiral de Viana e Arlindo Villaschi.

Documentos originais para cadastro e atualização (de todos os membros da família)
- Certidão de nascimento/casamento;

- Carteira de identidade;

- CPF;

- Carteira de trabalho;

- Título de eleitor;

- Último contracheque (para quem tem carteira assinada);

- Declaração escolar de crianças entre 6 e 17 anos com data inferior a três meses;

- Comprovante de residência (talão de água ou luz) com data inferior a três meses.

Últimas notícias:
Em Viana, estamos realizando mutirão no Cras de Marcílio de Noronha, inicialmente, para famílias que necessitam de inserção no Cadastro Único (cadastro novo) e que precisam fazer a atualização cadastral.

A equipe está entrando em contato com todas.

Na próxima segunda-feira (21) estão agendadas 72 famílias para cadastro novo e 40 para atualização. Novos mutirões serão realizados conforme a necessidade.

 

Atendimento à imprensa
Márcia Brito –  Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Dayane Freitas

Publicado em sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Atualizado em sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915