O município de Viana dá mais um passo na imunização completa de seus moradores. Na tarde desta quinta-feira (03) para dar celeridade ao processo de vacinação das crianças a partir dos 05 anos e mais segurança no início do ano letivo de 2022, foi iniciada a imunização dos pequenos nas unidades de Ensino Municipais.
Durante o evento, 30 crianças foram vacinadas contra covid-19. A primeira criança a ser vacinada na solenidade foi a pequena Maria Clara Anchieta Paranhos Alves, de 7 anos. Corajosa, a menina se dispôs a receber o imunizante e apoiar as outras crianças que se vacinaram.
“É só uma picadinha de nada, não dói. Agora estou protegida contra o coronavírus”, disse a menina em recado às crianças.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, as Secretárias Municipal de Saúde e Educação, Jaqueline Jubini e Luzian Belisário, respectivamente, estiveram presentes ao início da vacinação das crianças na Escola Municipal Padre Antunes.
Sobre a vacinação nas escolas a secretária Jaqueline Jubini enfatizou. “Essa ação é uma oportunidade para atingir o maior número de crianças imunizadas possível, principalmente neste início do ano letivo. A vacinação vai trazer mais segurança para os pequenos, para seus pais e também para os profissionais da educação. A vacinação das crianças tem grande importância neste enfrentamento à pandemia", pontuou a secretária.
Na ocasião também estavam o secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SECOVID) do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, e a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.
“É importante que a população esteja imunizada, porque assim conseguiremos frear esse caráter pandêmico. A vacinação das crianças contribui para o indicador de melhora. O engajamento da população em torno do mesmo objetivo de acabar com essa pandemia é um destaque”, pontuou a secretária do MS, Rosana Leite de Melo.
O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, comemorou a adesão das crianças e dos responsáveis no ato simbólico e projeta uma imunização completa no município. “O retorno escolar é uma grande oportunidade para poder acelerar a vacinação das crianças. Nós temos vacinas disponíveis seguras e eficazes para proteger as crianças contra o coronavírus. E aqui em Viana, que já tem a característica de ter uma população extremamente simpática à ciência e já está com toda sua população adulta vacinada, agora também terá de ser mais um exemplo para todo o Espírito Santo, vacinando rapidamente todas suas crianças”, salientou o secretário.
A vacinação das crianças nas escolas municipais continua nesta sexta-feira (04), de 07 às 16h, por livre demanda, para estudantes da Escola Padre Antunes Siqueira, em Viana Sede e entorno, com 440 doses disponíveis.
O município possui mais de 13,5 mil em sua rede municipal de educação, sendo deste total, 7.792 alunos entre 5 a 11 anos aptos para serem vacinados. Este total se divide em 6.544 em 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF); 1.144 alunos em 15 Centros de Educação Infantil (CMEI) e 104 em 4 Escolas da Zona Rural.
As aulas na rede municipal de Viana - Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA 1º ao 5º ano e Fundamental II e EJA 6º ao 9º ano - começam na segunda, dia 7. Visando obter a autorização dos pais ou responsáveis, a imunização de alunos ocorre a partir de quarta-feira, dia 09.
Viana Vacinada
Na oportunidade, secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (SECOVID), Rosana Leite de Melo esteve no Espírito Santo para observar as medidas adotadas em combate à pandemia, em especial o projeto Viana Vacinada.
“O projeto tem importância não só para o Espírito Santo ou para o Brasil, mas também para o mundo. Nós estamos numa pandemia onde os países mais pobres não vacinaram nem 6% da sua população com a primeira dose. Então os resultados da pesquisa com a meia dose não trazem somente economicidade, mas também provam que ela é tão boa quanto a dose tradicional. Isso vai fazer uma diferença muito grande para acelerar a vacinação”, comentou.
O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, também destaca que o projeto contribuiu para a vacinação e a ciência do país e do mundo.
“A importância desse estudo não só para a vacinação, mas também para a ciência mundial, comprovou que a meia dose da AstraZeneca é segura e eficaz, inclusive tem algumas vantagens do ponto de vista de resposta imunológica em comparação com a dose padronizada. Isso poderá permitir alcançar muito mais pessoas com vacinas seguras eficazes e poderão reorientar a estratégia de enfrentamento à pandemia em diversos países e também poderá ser utilizada como terceira dose”, pontuou o Nésio.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá Campos e Ygor Amorim
Publicado em sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022
Atualizado em sexta-feira, 04 de fevereiro de 2022