Mais de 125 mil folhas de papel economizadas e 13 árvores salvas, esse é o resultado após apenas dois meses de implementação de processos eletrônicos na Prefeitura de Viana. A medida permite ao servidor público realizar atividades de maneira mais eficiente, sem o uso do papel e de forma eletrônica, colaborando com o meio ambiente e gerando economia a município.
O e-Processos, colocado em prática no último mês de novembro, já gerou uma economia de cerca de R$ 100 mil aos cofres do município e uma maior agilidade na tramitação dos processos, que reduziram o tempo de espera em até três meses.
Desde então, dentre total de processos existentes na Prefeitura (18.531), cerca de 13,5% nasceram em formato digital, equivalente a 2.507 autos. Outro destaque são os processos que estão decorrendo atualmente no município, formados em sua maioria por processos digitais, totalizando 65%.
“É uma importante ferramenta de inovação que gera economia e sustentabilidade ao município. A tendência é que os processos se encaminhem cada vez mais para os meios eletrônicos e tragam mais transparência e agilidade aos servidores e à população”, pontuou o prefeito Wanderson Bueno.
O secretário de Tecnologia e Inovação (SETI), Michel Silva, destaca que a ferramenta dá transparência aos atos públicos, dado que todas as ações realizadas nos processos podem ser auditadas a qualquer momento por órgãos de controle ou requisitados por qualquer munícipe.
“O e-Processos é uma ferramenta inovadora que permite a qualquer cidadão, morador ou não de Viana, protocolar processos de diversos assuntos, como IPTU, e acompanhar de forma online as tratativas, sem precisar sair de casa”, apontou o secretário.
Conecta Viana
A digitalização de processos no município faz parte das ações do Programa Conecta Viana, que possuem diversas ações que visam a transformação digital da Cidade e a modernização da administração. Dentre essas ações, estão a Informatização da Saúde e da Educação, a gestão de contratos, obras e planejamento através de sistemas de gerenciamento, portais de serviços para o cidadão, internet em equipamentos públicos, entre outras ações.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em segunda-feira, 03 de janeiro de 2022
Atualizado em segunda-feira, 03 de janeiro de 2022