A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que nos últimos dez dias os serviços de Urgência e Emergência do município operaram no limite de sua capacidade devido ao aumento de casos de sintomas gripais, que têm se intensificado no Estado. Como exemplo, em uma unidade, 180 atendimentos diários passaram para 480; aumentou em 3 vezes o atendimento.
Mesmo com seu quadro médico completo, a espera por atendimentos classificados como de baixa complexidade tem levado um tempo maior que o normal.
A Semsa enfatiza que as unidades básicas de saúde estão funcionando normalmente com atendimentos médicos e de enfermagem, também realizando vacinação e testagem de todas as pessoas sintomáticas.
A cobertura vacinal de Influenza do município é 87%. O imunizante está disponível, sem a necessidade de agendamento, a todos os cidadãos com mais de seis meses de idade, em todas as 18 unidades básicas de saúde.
Para ampliar a vacinação de Influenza, nesta semana o carro da vacina também voltará às ruas, desta vez para incentivar a imunização contra a influenza. Um ponto de imunização também será instalado no É Pra Já.
Quem pode tomar a vacina contra a Influenza?
A partir de 6 meses qualquer pessoa pode tomar, e pode tomar influenza e contra a COVID-19 no mesmo dia. Quem já tomou a vacina neste ano, não precisa tomar novamente. A vacina contra a gripe é dose única.
Quem não pode tomar?
Menores de 6 meses e pessoas que estiverem sintomáticas. Sintomáticos devem aguardar passar a doença para tomar qualquer vacina.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Márcia Brito
Publicado em quinta-feira, 16 de dezembro de 2021