Tá chegando!!!
A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro e muitos consumidores deixam para fazer compras nesta data à procura de grandes descontos, pois é uma época em que os lojistas promovem descontos e ofertas atrativos. Para informar a população e fornecedores, o Procon de Viana dá dicas para consumidores que farão compras em sites ou lojas físicas durante o evento. As orientações servirão também para os comerciantes ficarem atentos aos procedimentos de preços, na oferta, garantia, troca, entrega e na segurança do site.
A recomendação ao consumidor é a de que deve observar os preços praticados, porque a inobservância ao realizar a compra, principalmente se for online, pode gerar transtornos e desgastes. A pesquisa em lojas diferenciadas se torna primordial neste momento, onde os comerciantes almejam vender em grande proporção e o consumidor adquirir produtos com custo reduzido, que caibam no bolso. “Esta pesquisa auxiliará também na famosa “pegadinha da maquiagem de preço”, quando o fornecedor aumenta o valor do produto com antecedência para simular um grande desconto”, orienta a gerente do Procon de Viana, Patrícia Chagas.
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Atenção ao preço:
O consumidor precisa prestar atenção ao valor à vista e parcelado do produto. Alguns fornecedores informam com destaque apenas o valor da parcela e em letras miúdas a quantidade de prestação. Essa é uma prática que desrespeita o CDC (Código de Defesa do Consumidor) e pode induzir a erro.
Cuidado com a garantia estendida:
Nesse momento de ofertas, muitas lojas embutem o valor da garantia estendida no produto, o que não é permitido, então é muito importante estar atento para não cair em armadilhas.
Se optar pela garantia estendida, antes de contratar, peça para ler a apólice e verifique aquilo que de fato será coberto por este tipo de garantia, assim como o que não estará coberto.
Prazo de troca:
Algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos comprados na Black Friday, o que é permitido, desde que a informação esteja clara para o consumidor. Segundo o CDC, o fornecedor não tem obrigação de trocar o produto se este não apresenta vício ou defeito. Por isso, é muito importante perguntar sobre a política de troca da loja e ter certeza do que está comprando.
Já nas compras realizadas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, existe o direito de arrependimento. Portanto, o consumidor que efetuou a compra de algum produto ou contratou algum serviço fora do estabelecimento comercial tem até sete dias a contar da data compra ou do recebimento do produto/serviço para se arrepender e solicitar o cancelamento da compra.
Segurança no comércio eletrônico
Ao entrar no site, confira na barra do navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.
Sites com preços muito abaixo do mercado precisam de atenção. O consumidor deve desconfiar desse tipo de e-commerce. Ao efetuar a compra, não se esquecer de capturar todas as telas. Guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comunicação que receba da loja também são imprescindíveis.
"Neste ano, por conta da pandemia, as compras pela internet devem continuar a ganhar força, como foi em 2020. Nossa recomendação é para que o consumidor comece desde já a pesquisar sobre o produto ou serviço de seu interesse e, principalmente, verificar qual o preço que está sendo praticado no mercado”, reforçou a gerente do Procon de Viana. O consumidor pode inclusive fazer um print da tela com o preço ofertado pelo estabelecimento, e deste modo terá como acompanhar a evolução e comprovar os valores para eventual questionamento.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
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Publicado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Atualizado em terça-feira, 23 de novembro de 2021