Empreender em meio à pandemia se tornou um desafio. Para alcançar destaque no mercado, é necessário se adaptar e inovar.
Foi o que fez a empreendedora Rayane Perini da Silva Vitorino Penha, de 25 anos. A jovem foi ao Centro do Empreendedor em busca de uma linha de crédito no programa NossoCrédito para realizar o sonho de abrir a própria loja de roupas.
Rayane, que começou a trajetória no empreendedorismo vendendo produtos domésticos, já havia buscado ajuda do Centro do Empreendedor em 2018. Na época, ela conseguiu uma linha de crédito e investiu em produtos, que alavancaram as vendas.
Mas após a chegada da pandemia, as vendas foram prejudicadas. Mesmo assim, Rayane não desanimou e procurou uma maneira de se adaptar às mudanças do mercado.
“Quando veio a pandemia, eu precisei me reinventar. Decidi retomar uma paixão antiga, vender roupas e lingeries”, comentou Rayane.
A comerciante retornou ao Centro do Empreendedor em busca de um novo crédito para reformar um espaço que tinha em casa para que pudesse enfim realizar o sonho de abrir a loja de roupas.
“Comecei a anunciar nas redes e fazer vendas online, mas percebi que precisava de um lugar para expor meus produtos. Então decidi abrir uma loja física”, completou.
Com a verba do programa NossoCrédito, ela investiu na reforma do local e na compra de produtos. A loja foi finalmente inaugurada no último dia 9 de outubro e segue em pleno funcionamento.
Centro do Empreendedor
A história de sucesso de Rayane é uma entre outras possibilitadas pelo apoio do Centro do Empreendedor.
Na sala, o empreendedor informal vianense tem acesso a orientações para se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI).
Além disso, é possível dar entrada no pedido da linha de crédito do programa NossoCrédito, com até R$ 20 mil em empréstimo, para investir em produtos, insumos e capital de giro para os comércios.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Albenes, comenta que histórias de sucesso como a de Rayane podem ser multiplicadas no município com apoio do Centro do Empreendedor.
“No Centro, o empreendedor pode ter acesso ao crédito, mas também apoio do órgão e participação em cursos, eventos, atividades e feiras. Mas o mais importante para o empreendedor é o acesso à formalização como MEI”, salientou o secretário.
O secretário ainda comenta que o município conta atualmente com cerca de 6 mil micro empreendedores individuais e com um grande volume de crédito.m Albenes destaca que 55% das operações aprovadas são direcionadas ao público feminino.
“Isso mostra que o empreendedor está confiando na retomada do crescimento e criando alternativas. É um orgulho para nós ver histórias de sucesso possibilitadas por esse trabalho”, comemorou Albenes.
O programa registrou o total de R$ 1.441.027,41 em valores de empréstimos aprovados nos primeiros 10 meses deste ano em Viana.
O Centro do Empreendedor fica localizado no Centro Multiuso É Pra Já, em Marcílio de Noronha.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Ygor Amorim - Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Ygor Amorim
Publicado em terça-feira, 09 de novembro de 2021
Atualizado em terça-feira, 09 de novembro de 2021