A Prefeitura de Viana intensificou o trabalho de atenção aos moradores de limpeza nas ruas da cidade, após as intensas chuvas dos últimos dias. O objetivo é retirar das vias e bocas de lobo/ bueiros toda sujeira, lama e materiais que foram arrastados pelos alagamentos. A Defesa Civil continua monitorando o nível da água dos rios Formate e Jucu. O nível das águas baixou, e a Prefeitura ajudou, por meio de equipamentos de sucção, a retirar a água de dentro de algumas casas dos moradores.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Ordem Pública foram destacadas para trabalharem em todas as áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas dos últimos 4 dias.
A cidade não possui mais pessoas desalojadas. Também não há desabrigados e ninguém ficou ferido.
A limpeza de ruas com carros-pipa e a desobstrução de lixo, galhos e entulhos jogados no Rio Formate na região do bairro Industrial, com uso de utilização da retroescavadeira e caminhão basculante para a retirada de materiais, foram outras ações realizadas. O serviço foi feito em ruas de Bom Pastor, Vila Bethânia e Industrial.
O serviço de tapa-buracos nos bairros tem previsão de ocorrer a partir desta quinta (14), se o tempo ficar firme.
As Secretarias municipais de Saúde, Defesa Social, Trabalho e Desenvolvimento Social, e Infraestrutura percorreram bairros da cidade fazendo várias ações. Assistentes sociais fazem levantamento da renda per capta das famílias para mapear a necessidade destas pessoas em virtude das chuvas. A ajuda pode vir por meio de saque do FGTS, isenção do IPTU, e entrega de cestas de básicas ou mesmo materiais de limpeza. Agentes de Saúde orientam sobre os riscos de doenças pós chuvas e dão dicas de limpeza nas casas atingidas. Equipes da Defesa Social fazem o levantamento dos desalojados, e Infraestrutura mapeia as necessidades de obras.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, informou, no início da noite desta terça, que assinou o decreto de número 232/2021, o que possibilita um poder de resposta maior para obras de infraestrutura e obtenção de recursos do Estado e da União.
A limpeza e dragagem do Rio Formate, que corta bairros do município e provoca os alagamentos, será autorizada pelo Governo estadual. A solicitação foi realizada em forma de projeto há alguns meses ao Governo do Estado e deve ter início em breve.
O Rio Formate corta, em Viana, os bairros Formate, Marcílio de Noronha, Industrial, Vila Bethânia, Campo Verde, Coqueiral de Viana e Morada de Bethânia.
"Estamos trabalhando para que a rotina dos vianenses volte à normalidade, mas ainda com atenção redobrada às áreas de risco e ao nível dos rios, e também buscando formas para que em novos períodos de chuvas a população não seja prejudicada", disse o prefeito.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Márcia Brito
Publicado em quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Atualizado em quarta-feira, 13 de outubro de 2021