“Sejam felizes”. Palavras simples, porém com muito sentido. Este é o recado de Euzirene do Nascimento Campo, de 64 anos, para os jovens.
A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu na quinta-feira (7) uma ação voltada para a terceira idade de Viana com o tema “Entre desafios, as nossas conquistas”. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), localizado no bairro Campo Verde em Viana, em referência ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de outubro, e ao Mês da Pessoa Idosa.
Em uma das atividades do dia, os idosos pensaram em qual mensagem passar para aqueles que estão iniciando a vida adulta. Entre elas: “respeitem seus pais”, “confiem em Deus”. Confira abaixo:
CCPI
No CCPI de Viana são realizadas as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para o idoso. Além disso, ocorrem atividades semanais que utilizam experiências e práticas de vivência relatadas pela própria pessoa idosa.
A assistente social do CCPI Hílquia Maria Gomes Almeida Izoton conta como funciona o atendimento ao idoso e o que eles procuram no centro. “Prestamos assistência às atividades ao idoso com a família e a comunidade, através do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo. A oficina de artesanato, por exemplo, é uma das ocupações que integra o idoso a espaços onde possa aprender trabalhar e confraternizar com outras pessoas”, disse a assistente.
Maria da Penha Lourenço, artesã e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Viana, teve um momento de conversa com os idosos durante a ação. Ela relata sobre a importância do reconhecimento dos direitos da pessoa Idosa nas reivindicações de defesa delas e também ressalta o papel de auxiliar a gestão pública. ”A questão da saúde, do atendimento, a moradia, do lazer e do seu direito de aposentadoria são pontos a serem desenvolvidos, na avaliação das políticas, planos, projetos e programas para o idoso. O conselho auxilia nas questões dos recursos federais, além dos grupos e as associações”, esclareceu Lourenço.
Segue o cronograma das ações semanais no Centro de Convivência da Pessoa Idosa:
- segunda-feira: atendimento individual;
- terça-feira: atividade de convívio;
- quarta-feira: atendimento externo;
- quinta-feira: serviço de convivência e fortalecimento de vínculo.
Referência na vacinação de idosos em domicílio
O município de Viana é uma referência no cuidado com a terceira idade. A cidade foi a primeira do Espírito Santo a vacinar 100% dos idosos acima de 60 anos institucionalizados. A estratégia de aplicação das doses adotada pelo município foi a de vacinação em domicílio. Ou seja, as equipes de saúde vão às residências dos idosos inseridos nas faixas etárias de vacinação, sem necessidade de agendamento eletrônico.
Texto: Carla Nicchio (com supervisão)
Fotos: Victor de Andrade
Publicado em sexta-feira, 08 de outubro de 2021
Atualizado em sexta-feira, 08 de outubro de 2021