]
O Concurso de Desenho da capa do “Guia da inclusão: livreto informativo”, que dá visibilidade às potencialidades dos alunos da Educação Especial, teve como vencedor o aluno Nicollas Amorim, que estuda na EMEF Washington Martins Filho, do 1° ano, em Marcílio de Noronha. Ele recebeu a premiação das mãos do vice-prefeito, Fabio Dias, e da Secretária de Educação, Luzian Belisario, na noite desta quarta (29).
Em segundo lugar ficou o aluno Klaylton de Oliveira Mello, da escola Cívico Militar João Natalício Alves Pereira, do 8° ano, em Vila Bethânia. Na terceira colocação, a aluna Gislayne Vitória de Jesus Silva, da escola Dr. Tancredo Almeida Neves, do 4° ano, em Nova Bethânia.
O estudante Carlos Daniel Costa Grijó, carinhosamente chamado de Cacá, aluno da EMEF Alvimar Silva, do 5° ano, do bairro Ipanema, recebeu menção honrosa. Ele pintou o seu desenho com os pés.
Nesta noite também foi realizada a palestra “Relato de vida de uma pessoa com deficiência", da professora mestra Guida Mesquita. Ela abordou os desafios da acessibilidade e que novas conquistas são necessárias todos os dias, com a ajuda dos familiares para ultrapassar todos os obstáculos. "Não é fácil, passei por vários momentos difíceis, com cirurgias, mas temos que lutar por conquistas e descobrir nossas habilidades. A família é muito importante neste processo. A criança não deve ficar na plateia, ela, mesmo com suas limitações, tende a ser sim uma protagonista, por ela e pelos que deram tantas oportunidades a ela", finalizou.
Quem não pode comparecer ao evento teve a oportunidade de acompanhá-lo pelo canal do YouTube Secretaria Municipal de Educação (Semed) Viana.
Luzian Belisario, secretária municipal de Educação, agradeceu a dedicação de todos os profissionais que se empenham dia a dia para fazer o trabalho de inclusão. "Hoje temos cerca de 480 alunos que necessitam de educação especial em nossa rede escolar sendo atendidos na escola e em domicílio. No mês de setembro, o Setembro Verde, mês da Inclusão, damos a visibilidade necessária a este tema, porque queremos que todas as nossas crianças tenham iguais oportunidades, na escola e em seu futuro, no mercado de trabalho. Neste mês as ações desenvolvidas, como este concurso de desenho, merecem elogios àqueles que desenvolveram o tema e que ajudam a fazer acontecer a inclusão de pessoas na sociedade".
Fabio Dias, vice-prefeito, ressaltou que a política da Educação no município está de parabéns pois, de forma convicta, fomenta a inclusão dos alunos e até mesmo de suas famílias, que participam das atividades escolares. "Que possamos cada vez mais fomentar a política de inclusão em nosso município", disse.
Vanessa Amorim, mãe do Nicollas, disse que ficou surpresa e feliz. "Não esperava que ele fosse o primeiro colocado. Ele estava ansioso, e quando saiu o resultado, fiquei muito feliz e satisfeita. Ele está se desenvolvendo, interagindo, fazendo as atividades. A tia Manu conseguiu um progresso com ele. E eu sinto que a escola abraçou meu filho e o acolheu. Isso é muito importante pra nós!", disse.
Francineide, mãe de Klaylton, diz estar vivendo um momento único, está muito feliz. "Ele falava que não conseguia desenhar. Mas eu incentivada e dizia que ele conseguiria. Este segundo lugar é maravilhoso. Ele sonha em ser designer de games e sonha em estudar inglês".
Gisele Aparecida de Jesus, mãe de Gisleyne, acha muito bom o apoio à formação de sua filha e está muito feliz. " A escola incentiva cada vez mais o aprendizado da minha filha, e isso me deixa feliz!", concluiu.
Aldemar Grijó, pai do Cacá, disse que ficou surpreso e emocionado com o desempenho dele. Acho ótimo o trabalho desenvolvido na escola. Ele é estudioso e todos gostam dele. "Ele está se desenvolvendo e bem. Ele está feliz e nós também. Ele gosta de tocar também, com os pés, e comprei um teclado para ajudar neste desenvolvimento". A professora de Educação Especial domiciliar, Dirlene Ignácio de Oliveira, disse que Cacá topa fazer tudo que é proposto. "É um desafio. Quando começamos, há quase 3 anos, ele não tinha controle para fazer atividades. Ele tem o cognitivo preservado e entende tudo. Cacá consegue pintar em espaços pequenos. E na sua recreação, até solta pipas! Tudo com os pés! Ele é muito esforçado. Me sinto orgulhosa por ele!", afirmou.
Confira os desenhos:
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Márcia Brito
Publicado em quarta-feira, 29 de setembro de 2021