Estudantes da escola Cívico-Militar João Natalício Alves Pereira, em Vila Bethânia, participaram de um campeonato interno de xadrez. O projeto visa unir a prática do aprendizado aos aspectos comportamentais do esporte, a fim de proporcionar o desenvolvimento de amizade, disciplina, ética e respeito.
O torneio foi organizado pelo professor de matemática Fabrício Pereira. Ele explica que a ação proporciona aos alunos um aumento da capacidade de tomar decisões e estratégias que somam para o ensino. “A didática traz benefícios aos alunos, pois assim que foram retomadas as aulas nas escolas, os estudantes voltaram dispersos, e o campeonato de xadrez serviu para incentivar os alunos. Treinamos durante três semanas. Foi um aspecto positivo para a atenção dos estudantes nas aulas”, disse o professor.
Categoria feminina
A estudante Emanuelly Martins Marianelli ficou em primeiro lugar. Em segundo, a aluna Anna Júlia Gomes Ferreira.
Emanuelly, do 9° ano, afirma que o xadrez proporciona a prática de um esporte. “É uma oportunidade de aprimorar as técnicas de xadrez, pois já participei de outros campeonatos, e também não participo de nenhum esporte físico devido a problemas de saúde e o xadrez me proporciona de esta junto aos meus colegas na brincadeira”, relatou a aluna.
Já Anna, de 13 anos, relata que contou para os seus pais o incentivo que a escola proporciona. “Eles acharam muito interessante, pois nas outras escolas que estudei nunca promoveram a prática do esporte”, comentou.
Categoria masculina
Ficou classificado em primeiro lugar o aluno Arthur Ceruti de Oliveira. Em segundo, Carlos Eduardo Andrade Nascimento.
Arthur de 12 anos, falou sobre o seu interesse no jogo. ”Meus amigos me incentivaram a participar do campeonato. Não imaginava que iria ficar em primeiro lugar. Meus pais me aconselharam a me dedicar, para chegar nessa classificação, e fiquei feliz em ganhar”, comemorou.
Para Carlos Eduardo, o torneio possibilitou que os estudantes pudessem conhecer melhor o esporte. “A prática do jogo de xadrez criou um clima de competição e de amizade. Com pouco tempo aprendemos bastante sobre o esporte”, fala o estudante do 9° ano.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Carla Nicchio (com supervisão)
Publicado em segunda-feira, 20 de setembro de 2021
Atualizado em segunda-feira, 20 de setembro de 2021