Viana em destaque no esporte do país! A equipe comandada pelo lutador Maik Bruno vai disputar o Campeonato Brasileiro de Kickboxing, no Rio de Janeiro, entre os dias 4 e 7 de setembro.
Primeiro colocado no ranking da categoria de 57 kg (em low kick e kick light) na Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), Bruno, de apenas 25 anos, tem no histórico títulos estaduais, nacionais e também sul-americano.
Ele ressalta que a parceria com a Prefeitura é fundamental para disputar competições como essa e mira, no futuro, participar do mundial da modalidade.
“Estamos muito felizes pelo apoio da Prefeitura. Dessa forma, queremos representar muito bem o município para que a gente consiga disputar o torneio sul-americano e, quem sabe, com resultados positivos, chegar até um mundial”, diz o lutador.
Além de estar nos tatames para o combate, Bruno também orienta: é treinador da Academia Team Evolução Fighter (TEF), em Marcílio de Noronha. Com ele, outros seis atletas vão para o Rio de Janeiro estrear em um campeonato nacional. Todos eles de Viana. “Estamos indo com expectativa boa de voltar com cinturão, eles estão bem treinados”, destaca.
Os atletas:
- Samuel Machado Zanardi - categoria: 60 kg (Full contact e kick light);
- Raiane Santiago Pereira - categoria 65 kg (low kick e kick light);
- Nathalia Rangel Boone - categoria 55 kg (Sub-17 kick light e light contact);
- Renan Gustavo Gouvêa Hipólito de Almeida - categoria 69 kg (Sub-17 kick light e light contact);
- Gustavo Marques dos Santos - categoria - 57 kg (kick light e low kick);
- Miqueias Trindade - categoria 71 kg (low kick e light contact);
- Maik Bruno de Oliveira Bonifácio - categoria - 57 kg (low kick e kick light).
Bater o peso
Na preparação, os lutadores precisam atingir a pesagem da categoria. Maik conta o esforço que faz durante a semana.
“Isso é normal no mundo da luta. Faço jejum intermitente na semana, corto carboidrato, aí perco uns 6 kg. Depois perco 3 kg na sauna. No sábado, bato o meu peso”.
Depois que chega à meta, é hora de se alimentar: “no domingo eu já luto com reposição do peso, volto a comer carboidratos”.
Maik, o professor
Criado pela mãe, o lutador relata que desde cedo assumiu a responsabilidade de ser o homem da casa. Começou a trabalhar aos 14 anos, enquanto também estudava e fazia cursos para adquirir mais conhecimentos e ajudar em casa. Na mesma idade, iniciou a prática do esporte, ao qual se tornou apaixonado.
“Ter o exemplo (de liderança) da minha mãe, me fez ser quem eu sou. Apesar de ser novo, descobri que conseguiria viver do que eu amava e percebi que eu poderia também mudar a vida das pessoas. Aí disse: vou viver do que amo. Para mim, hoje é mais fácil liderar por exemplo. Eu não sou apenas um professor, um atleta também. O que eles comerem, eu vou comer, o que eles vestirem, eu vou vestir. Somos todos uma família de verdade”.
O começo de tudo
Maik Bruno confiava no potencial que tinha e abriu a primeira academia. Era no bairro Universal. “Comecei sem um real no bolso. Falavam que o tatame ficava ao fundo de uma garagem, que alagava. E era verdade, perdi equipamentos, mas eu sempre tive alunos. Ficamos lá por um ano, mas sempre tive positividade”, diz.
Depois conseguiu um espaço maior para treinar. Não demorou muito para se tornar pequeno, pela quantidade de alunos. “Aí mudei de novo, para o espaço que tenho hoje e sempre sonhei. Tem cantina, servem os meus alunos, o tatame é grande”, conclui.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Vinícius Lodi – Assessor de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Vinícius Lodi
Publicado em sexta-feira, 03 de setembro de 2021
Atualizado em sexta-feira, 03 de setembro de 2021