Vianense é selecionada para programa de intercâmbio na Inglaterra

Tablata afirma que essa conquista é fruto de muita dedicação aos estudos. Ela viaja no dia 17 de março para a Inglaterra.

A vianense Tablata Thaynara Almeida, de 16 anos, foi uma das selecionadas pelo Programa de Intercâmbio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) por meio do governo do Estado a alçar novos voos rumo à Inglaterra. A viagem está marcada para o dia 17 de março.

Tablata que já foi aluna da Escola Padre Antunes, em Viana Sede, afirma que essa conquista é fruto de muita dedicação. “Estudei e me dediquei muito para conquistar essa oportunidade. Com certeza vou voltar cheia de histórias e com muito mais aprendizado. Quero conhecer mais pessoas e buscar mais oportunidades como essa ao longo da minha vida. Quero aproveitar todo o conhecimento de uma nova cultura e aprimorar o inglês, pois sei que essa chance vai me abrir muitas portas”, destaca.

A estudante também já  trabalhou como estagiária no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Viana. "Os colegas de trabalho sempre me ajudavam. Uma colega minha já tinha viajado para o exterior e sabe falar inglês. Ela me ajudava também para ir aprimorando a língua”, conta.

Segundo Tablata, em casa todo mundo aprendeu um pouco durante o processo seletivo para a bolsa de intercâmbio. “A casa era cheia de papéis espalhados com os nomes dos objetos em inglês para eu não esquecer”, disse.  Já a irmã Tamara Almeida disse que foram dois anos de muita dedicação.  "Ela merece esse resultado. Sempre foi uma aluna muito esforçada e dedicada naquilo que faz. Merece essa conquista", disse.

Para quem sonha também em conquistar uma oportunidade como a da estudante, ela logo aconselha. “Toda essa conquista foi fruto de muito esforço e dedicação. Então, estude e dê o seu melhor, que as oportunidades vão surgindo”, afirma.

A jovem relembrou a alegria quando recebeu a notícia que havia ganhado a bolsa.“Confesso que fiquei muito surpresa e feliz. Ainda não estou acreditando. Já até comecei a arrumar minhas malas, estou muito ansiosa”, disse. “O período que vou ficar na Inglaterra será de três meses. Lá vamos ficar na casa de famílias que foram escolhidas de acordo com o nosso perfil”, completa.

Ao todo, 100 alunos que participaram do curso de idiomas da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foram selecionados para ganhar bolsas para estudar no Canadá, EUA, Inglaterra e Chile. Foram sorteadas entre os melhores alunos 30 bolsas na modalidade High School, para estudantes com idade entre 15 e 16 anos; 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês, para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês; e oito bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol, para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.

Para concorrer a uma dessas bolsas era necessário ter boas notas em Língua Portuguesa, não faltar a nenhuma aula do curso de idiomas e ainda ter boas notas nas provas de seleção. O processo seletivo foi constituído de quatro etapas distintas e de caráter eliminatório.

Seleção

Na primeira etapa, foi divulgada uma lista de 1.540 estudantes aptos a concorrer a uma vaga. Para participar da seleção, os alunos precisavam alcançar o rendimento mínimo de 95% no desempenho e excelente frequência no curso.

A segunda etapa foi uma prova escrita constituída de três partes: prova de múltipla escolha em língua inglesa ou espanhola; produção de texto em língua inglesa ou espanhola e produção de texto em língua portuguesa. A terceira etapa foi uma reunião informativa para a assinatura do termo de compromisso e autorização, pelos pais ou responsáveis e estudante, assumindo o compromisso de participar do programa. Destes, restaram 580 alunos.

A última etapa foi a carta de recomendação e entrevista oral com os estudantes, com o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na língua estrangeira sobre temas do cotidiano, conforme o curso frequentado. O resultado final considerou a somatória da segunda e da quarta etapa e a avaliação do perfil do estudante.  Foram contemplados com as bolsas de estudos os alunos que, no seu município, tiveram a melhor classificação, de acordo com o número de bolsas disponíveis e categorias determinadas pelo edital.

Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio garante aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI) e dos polos da parceria com o Conselho Britânico, que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. O programa é realizado desde 2010 e já foram oferecidas 273 bolsas.

Secretaria de Comunicação (SECOMViana) | Jornalismo
Daniele Bolonha / Geiza Ardiçon / Andressa Rocon / Vinícius Nascimento / Giuliana Dias Gomes / Augusto Sodré
Tels: 27 2124-6701 / 2421-6752 / 2124-6746
WhatsApp: 27 99825-8924 | Plantão: 27 99822-2540