“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016. Esta ação visa à promoção da Lei Maria da Penha, tendo em vista a necessidade de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
Além disto, a campanha é um meio de divulgação dos serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência, e os mecanismos de denúncia existentes.
No município de Viana, o atendimento a este público é ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), com o intuito de fortalecimento da auto-estima, empoderamento feminino e o suporte para superação desse ciclo. Deste modo, os casos chegam até o local por meio da Delegacia Especializada a Atendimento à Mulher, por intermédio de notificação, Disque direitos Humanos, Unidades de Ponto Atendimento e Unidades Básica de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e demandas espontâneas.
“No CREAS observamos que as mulheres acompanhadas pelas equipes técnicas de referência do equipamento apresentam, por muitas vezes, a dependência psicoafetiva e financeira, dificultando assim o rompimento desse ciclo de violência”, destacou a Psicóloga do CREAS, Elizabeth Davel de Oliveira Keler.
Para isto, a equipe técnica realiza em conjunto com a vítima um plano de acompanhamento familiar, encaminhamentos às redes socioassistenciais, aos órgãos de saúde e com as demais instituições no qual contemplam ações visando à integridade física, psicológica e social, reforçando os vínculos familiares, minimizando os danos e prevenindo a reincidência.
No ano de 2021, nova parceria foi efetivada com a subsecretaria do Trabalho, visando à inserção deste público nos cursos de profissionalização, no qual serão capacitadas para produção de biscoitos finos e artesanais, salgados finos, bombons e trufas para presente, cursos básicos de escova e finalização, habilidade humanas no trabalho e as exigências do mercado, bem como, unhas de gel e gestão para o seu negócio.
Vale ressaltar que a Assistência Social, enquanto Política Pública, está organizada por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como objetivo garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Os órgãos abaixo são os responsáveis pelos canais de denúncias:
190 - Polícia Militar
100 - Disque Direitos Humanos
181 – Disque-Denúncia
3255-3095 - Delegacia Especializada a Atendimento à Mulher
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Publicado em quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Atualizado em quinta-feira, 26 de agosto de 2021