Repleta de cores, aromas e sabores. Assim são as feiras livres, onde é possível encontrar produtos fresquinhos, como: frutas, hortaliças, legumes, mel, bolos, temperos e orgânicos. Sem o belo e importante trabalho dos feirantes, não seria possível ter alimentos frescos e de qualidade em nossa mesa.
Por isso hoje, data que se comemora o Dia do Feirante, prestamos nossa homenagem a esses trabalhados que costumam ter uma rotina de trabalho exaustiva, e mesmo assim, sempre estão com um sorriso no rosto apara atender seus clientes.
Estes profissionais produzem e preparam alimentos com muito amor e carinho e comercializam por preços acessíveis. Mais do que garantir seu próprio sustento, o feirante também movimenta a economia local e regional. Seu trabalho garante emprego, renda para muitas pessoas e qualidade de vida.
Nas feiras é possível encontrar cores, sabores, cheiros, dos mais variados produtos e o popular pastel de vento, acompanhado do delicioso caldo de cana.
Em Viana, 243 feirantes atuam no município tanto nas feiras livres, como nas feiras do produtor Rural. A feira do agricultor rural, é exclusiva ao fornecedor e morador de Viana nos bairros de Viana-Sede, Canaã e Marcilio de Noronha. Já na Feira Livre, é vendido essencialmente produtos da Central de Abastecimento do Espirito Santo (CEASA), e não existe a necessidade de ser munícipe ou emitir notas na cidade.
O secretário Municipal de Agricultura, Cesar Lazaro, destacou a importância das feiras no município. “As feiras do Produtor Rural fica a cargo da secretaria da agricultura e dentro de suas especificidades, ela é exclusiva ao Produtor Rural da cidade que emite nota fiscal por aqui. Ao todo são 24 famílias e produtores que montam sua tenda na feira do agricultor que leva renda ao munícipe”, disse o secretário.
Para quem procura alimentos saudáveis e de qualidade, a feirante Eliana Gonçalves Antero dá a dica. “Nós, feirantes e produtores rurais cultivamos produtos que são produzidos naturalmente e sem a adição de agrotóxicos. Oferecemos produtos de excelente e que sejam saudáveis para os nossos clientes é a nossa meta”, afirma produtora de Perobas, que vende seus produtos na feira do produtor Rural, em Canaã.
Já para Marília Kirmse, 48 anos, agricultora e feirante da feira de Viana Sede, este tipo de espaço é muito importante para população, pois oferece preço baixo e renda para os munícipes que trabalham nestes locais. “As feiras são importantes para o município, pois gera emprego e renda para os munícipes e permite que os cidadãos possam apreciar a cultura das feiras nos bairros”, disse a feirante.
Feira do Produtor Rural
Canaã
Dia: quintas-feiras
Horário: 14 ÀS 19 horas
Local: No ponto final do bairro Canaã
Viana Sede
Dia: sextas-feiras
Horário: 15 ÀS 19 horas
Local: Av. Florentino Avidos - próxima ao prédio da Prefeitura
Marcílio de Noronha
Dia: sábados
Horário: 06 ÀS 12 horas
Local: Avenida vitória, principal de Marcílio de Noronha, próximo à Igreja Batista.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Carla Nicchio (com supervisão)
Foto: Victor Andrade e Carlos Henrique
Publicado em quarta-feira, 25 de agosto de 2021
Atualizado em quarta-feira, 25 de agosto de 2021