Seja de carro, bicicleta ou moto, os capixabas compareceram em massa à edição do projeto Viana Solidária contra a Covid-19, realizado neste sábado (21), das 08h00 às 16h30, no estacionamento da transportadora Belmok, no bairro Canaã.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, e a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Jubini, fizeram a abertura dos trabalhos pela manhã e o convite para todos aqueles que desejassem tomar a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
"Viana foi o primeiro município da Grande Vitória a vacinar pessoas com 18+ com a dose padrão ou a meia dose, e agora participamos do mutirão para imunizar pessoas de todas as cidades de 18 anos ou mais. O importante é cooperar com esta grande iniciativa e conter a pandemia", disse o prefeito Wanderson Bueno.
A estudante Kátia dos Santos Gomes, 23, veio de Vitória para tomar primeira dose em Viana, devido às dificuldades que estava tendo para conseguir agenda a vacina na capital. “Estou muito feliz de hoje estar aqui, sendo imunizada. É um alívio, tentei várias vezes em Vitória e não consegui, aqui foi tranquilo é rápido. Viana está de parabéns”, disse Kátia.
Os amigos Tairone Nunes, 23, e Luis Alfredo, 18, de Cariacica, também garantiram suas vacinas contra o coronavírus. Para o Luis, em especial, também foi um presente de aniversário por completar 18 anos neste sábado.
“Eu não pude vacinar antes por conta da idade. Assim que abriu o agendamento eu corri e agendei para não perder a oportunidade. Estou muito feliz”, contou Luiz
Quem também não perdeu a oportunidade de se vacinar foi a Vanessa Karla, 18, e o Wesdras Prereira, 33. Eles são de Cariacica e garantiram a primeira dose contra a Covid-19.
“O agendamento foi rápido e fácil, não podia deixar de vir, ainda mais que agora abriu para o meu grupo de novinhos”, disse Vanessa.
De bike, a professora Vânia Rocha, 40, garantiu a sua segunda dose da vacina. “Aproveitei que iria fazer uma trilha e vim tomar a minha segunda dose. Agora sim, estou 100% imunizada contra essa doença”, frisou Vânia.
Segunda Dose
Os moradores de Viana que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 também podem fazer o agendamento na plataforma www.vacinaeconfia.es.gov.br.
O agendamento estará disponível na segunda-feira e a aplicação da vacina acontece ao longo da semana em todas as 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O agendamento é válido tanto para a dose padrão como para a meia dose, do Estudo Viana Vacinada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o vianense deve levar o comprovante de vacinação emitido quando tomou a primeira dose e se atentar ao prazo de intervalo da dose 1 para a dose 2 da vacina:
Dose padrão de AstraZeneca e Pfizer - intervalo de 84 dias;
Meia dose Viana Vacinada com AstraZeneca - todos que tomaram a primeira meia dose já podem tomar a segunda meia dose;
A segunda dose inteira ou meia dose é necessária para aumentar a resposta à vacina e ampliar a proporção dos que produziram defesa contra o novo Coronavírus. Segundo o painel de monitoramento da pandemia do Governo do Espírito Santo, o número de casos de Coronavírus em Viana reduziu de 1.246, no pico da crise sanitária em abril de 2021, para 214 casos em julho.
A SEMSA ainda enfatiza que quem tomou a vacina contra influenza, deve respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a segunda dose contra a Covid-19.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Texto: Tainá Campos
Publicado em sábado, 21 de agosto de 2021
Atualizado em sábado, 21 de agosto de 2021