Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante. Da educação básica, passando pelo ensino médio e superior, a data é uma importante homenagem a todos os jovens e adultos que buscam na Educação um futuro melhor.
A data visa incentivar o ensino e a alfabetização no País, além de proporcionar uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados para proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e que o prepare para sua vida profissional e social.
Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar um pouco na história. Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.
No ano de 1927, foi criado o Dia do Estudante, ou o também chamado Dia do Aluno, para homenagear os cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.
Em Viana, mesmo no período em que as aulas presenciais ficaram suspensas, no início da pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura permaneceu atuando com um trabalho ativo na educação e adaptou o ensino remoto para atender todos os alunos da rede municipal.
Em relação ao atendimento educacional para os estudantes vianenses do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil, a secretária de Educação, Luzian Belisario, destacou que os alunos recebem uma coletânea impressa para aprendizagem e desenvolvimento de atividades em suas residências.
“Sempre tivemos a preocupação em fornecer o melhor suporte aos nossos estudantes. Por isso, a prefeitura priorizou um atendimento remoto de qualidade, tanto com materiais impressos, quanto com suporte online dos professores, através de aplicativos de mensagens”, disse Luzian.
Em fevereiro deste ano, foram entregues mais de 13 mil kits gratuitos de material escolar para os alunos da rede municipal e, segundo Luzian, essa iniciativa oportuniza mais um amparo aos alunos que estão estudando em suas residências.
“Todas as 39 unidades de ensino de Viana, com seus professores, coordenadores e diretores, se mantem à disposição dos estudantes. Hoje, devido ao risco baixo de transmissibilidade da Covid-19 que o município de Viana se encontra, foi possível realizar o retorno seguro de todos os alunos às escolas para as atividades presenciais, que são fundamentais no suporte às atividades escolares, além da construção crítica e social dos alunos”, frisou Luzian.
Ação inédita para o retorno seguro das aulas presenciais
Em Viana, como medida de segurança e proteção aos estudantes na volta às aulas presenciais, as Secretarias de Educação e Saúde iniciaram, no dia 30 de julho, a ação conjunta para análise de circulação do coronavírus.
A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza exames RT-PCS (Swab), o do cotonete. Todos os estudantes das escolas da rede municipal serão testados, com consentimento dos pais ou responsáveis.
Segundo a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, a testagem, neste primeiro momento, segue para crianças a partir de 10 anos na EMEF Constantino José Vieira, EMEF Dr Denizart Santos, EMEF Divaneta Lessa de Moraes e EMEF João Natalício Alves Pereira. “A testagem continuará e, posteriormente, os testes serão ampliados para atender todas as escolas municipais”, afirmou.
Já a Secretaria Municipal de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, disse que até o momento, 530 alunos fizeram o teste. “Queremos verificar se haverá impactos nas curvas de contaminação de nossa comunidade escolar após retorno às atividades presenciais da escola podendo, assim, auxiliar em novas decisões mediante avaliação do quadro epidemiológico obtido por meio do resultado da testagem", informou a secretária.
Mesmo com a realização dos testes de Covid-19, permanece obrigatório em todas as escolas municipais: o uso obrigatório de máscara por parte de servidores, funcionários e alunos; distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas; quantidade máxima de alunos por sala de aula com base na capacidade de distanciamento; e alerta para evitar contatos físicos como abraços, beijos e apertos de mão, entre outros.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles.
Publicado em terça-feira, 10 de agosto de 2021
Atualizado em terça-feira, 10 de agosto de 2021