Mesmo em risco baixo, Viana permanece com as intensas fiscalizações na cidade. Na noite de sexta-feira (30), a operação de cumprimento aos protocolos sanitários foi intensificada.
A ação contou om a participação de Agentes da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (COIFIN), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Agentes do Disque Silêncio, das Secretarias Municipais de Defesa Social (SEMDES) e de Meio Ambiente (SEMMA).
A fiscalização percorreu 10 bairros e abordou 21 estabelecimentos, principalmente bares e distribuidoras. Durante a inspeção, foram emitidas três notificações e duas advertências.
Estiveram no comando da operação o secretário municipal de Defesa Social, Enoni Erlacher e o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz.
As vigilâncias são reforçadas no período da noite com o objetivo de orientar e evitar aglomerações nos bares, festas clandestinas, etc. Tais operações, que já acontecem em todo o município, oferecem informações e notificam quem desrespeitar as regras.
Segundo o secretário Enoni Erlacher, os locais são vistoriados de acordo com o mapeamento feito pelas equipes, assim como denúncias de possíveis aglomerações e som alto. Além disso, o trabalho de inteligência da SEMDES é fundamental na operação.
Confira orientações de restrições do Governo do Estado para cidades classificadas em risco baixo:
• Estabelecimentos comerciais: podem abrir sem restrição de horário, respeitando o limite de um cliente a cada 10 m²;
• Galerias e centros comerciais: podem abrir, respeitando o limite de metade da capacidade de funcionamento, ou uma pessoa por cada 14 metros;
• Bares, restaurantes, lanchonetes, eventos, agências bancárias, parques, cinemas, teatros, circos e estabelecimentos similares: podem funcionar sem limite de horário, respeitando todos os protocolos de distanciamento e de higienização;
• Escolas e faculdades: não há restrição, mas devem ser seguidos os protocolos de saúde e segurança definidos pelo governo;
• Academias: o funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, garantindo o controle do número máximo de frequentadores concomitantes. Está autorizada, nas atividades aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 12 m², respeitando distanciamento mínimo de 4 metros. Nas atividades não aeróbicas, uma pessoa/aparelho a cada 10 m² com distanciamento mínimo de 3 metros. Nas aulas coletivas, uma pessoa a cada 8 m² com distanciamento de 2,5 metros entre as pessoas.
Mesmo com a vacinação da população, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles.
Publicado em sábado, 31 de julho de 2021
Atualizado em segunda-feira, 02 de agosto de 2021