As Secretarias de Educação e Saúde de Viana iniciaram hoje (30) a ação conjunta para análise de circulação do coronavírus. A princípio serão quatro colégios da cidade a receberem exames, podendo contemplar cerca de 1.200 alunos da rede municipal de ensino.
A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria de Estado da Saúde, realizará exames RT-PCS (Swab), o do cotonete. Todos os estudantes das escolas da rede municipal serão testados, com consentimento dos pais ou responsáveis. A ação terá início com os alunos acima de 10 anos.
A testagem possibilitará o acompanhamento da saúde das crianças que retornam às salas de aula. "Queremos verificar se haverá impactos nas curvas de contaminação de nossa comunidade escolar após retorno às atividades presenciais da escola podendo, assim, auxiliar em novas decisões mediante avaliação do quadro epidemiológico obtido por meio do resultado da testagem", informou a secretária de Saúde do município, Jaqueline Jubini.
Segundo a secretária de Educação de Viana, Luzian Belisario, a testagem, neste primeiro momento, será realizada em crianças a partir de 10 anos na EMEF Constantino José Vieira, EMEF Dr Denizart Santos, EMEF Divaneta Lessa de Moraes e EMEF João Natalício Alves Pereira.
A dona de casa Geórgia de Oliveira Rodrigues, mãe do Miguel, aluno do 9° da EMEF Constantino José Vieira, aprovou a ação da prefeitura. Segundo ela, a testagem é importante para garantir mais segurança aos alunos na volta às aulas presenciais. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque são muitas crianças juntas ao mesmo tempo, e com o teste, nós vamos ter uma ideia como que está o contágio. Eu sei que a escola está tendo os cuidados, mas fazer os testes nas crianças traz mais confiança e segurança a nós, pais, que estamos em casa. Achei uma excelente ideia”, disse Geórgia.
Já o seu filho Miguel, disse que o teste vai deixá-lo mais seguro.“Acho muito legal o teste! Eu nunca fiz antes e será ótimo saber se já fui infectado ou não. Fico até mais tranquilo de vir para a aula”, disse o estudante.
Nas escolas, permanece o uso obrigatório de máscara por parte de servidores, funcionários e alunos; distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas; quantidade máxima de alunos por sala de aula com base na capacidade de distanciamento; e alerta para evitar contatos físicos como abraços, beijos e apertos de mão, entre outros, frisou a secretária de Educação Luzian.
"Nós, da Secretaria de Educação, auxiliamos com a parte operacional, colocando as escolas a disposição, comunicando os pais e responsáveis, auxiliando neste processo. Contudo, a testagem é organizada pela Secretaria de Saúde do município, que disponibiliza os especialistas nessa área", enfatizou Luzian.
Jaqueline Jubini afirma que essa testagem de alunos terá também outro grande benefício, pois será uma ferramenta para a própria Secretaria de Educação tomar decisões em relação à segurança dos estudantes, dos professores e dos servidores das unidades educacionais.
Atendimento à imprensa
Márcia Brito – Secretária de Comunicação
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá Campos/Márcia Brito
Publicado em sexta-feira, 30 de julho de 2021