Nessa quinta-feira (29), a Prefeitura de Viana irá assinar o termo de adesão ao Projeto Cidade Empreendedora. Depois de passar pela etapa do diagnóstico e do plano de ação, o município firmará oficialmente o compromisso com o programa e inicia a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento do município.
O programa é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com aAgência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
O projeto tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, voltado para a gestão municipal e os micro e pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento da cidade.
Além disso, a iniciativa oferece desde soluções para a gestão até benefícios para micro e pequenas empresas existentes, além de oportunidades para a abertura de novos negócios. Trata-se de um programa-padrão do Sebrae, mas também flexível de acordo com a realidade e necessidade de cada prefeitura.
Viana, por ser a Cidade da Logística, terá muitos benefícios com a adesão ao Projeto Cidade Empreendedora devido ao estímulo que oferece ao empreendedorismo. "O processo de fortalecimento da capacidade do município em estimular o setor produtivo local por meio de ações que deixem o ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento das atividades econômicas é extremamente positivo! O objetivo da parceria com o Sebrae e a Aderes é preparar a população para o mercado de trabalho, fomentando a empregabilidade e a gestão dos próprios negócios. As pessoas terem o seu próprio sustento também fortalece a economia local”, ressaltou o prefeito Wanderson Bueno.
Segundo Cesar Albenes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, a iniciativa visa transformar a realidade econômica do município a partir do empreendedorismo, por um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades.
“Existem várias fases do projeto. Em abril, tivemos nossa primeira reunião de alinhamento e demos o pontapé inicial para que Viana fizesse de fato, a adesão ao projeto. Este é um importante compromisso para contribuição do desenvolvimento da cidade. Um importante passo para que a cidade de Viana avance ainda mais para aprimorar o ambiente de negócios no município”, frisou Albenes.
Programa Cidade Empreendedora
Viana foi um dos 78 municípios capixabas a aderir ao Programa Cidade Empreendedora, um projeto de iniciativa do Sebrae-ES, em parceria com a Aderes.Atualmente, a cidade de Viana conta com cerca de 6.500 mil micro e pequenos empreendedores em atividade.
A primeira reunião de alinhamento com o município aconteceu no dia 16 de abril, no Teatro Municipal, em Viana Sede. Estiveram presentes a consultora do Sebrae, Lâina Pessimilio Caser, além de secretários e representantes da Prefeitura.
O município só poderá ser considerado uma Cidade Empreendedora quando cumprir todas as etapas do programa. Para isso acontecer, foi formada uma equipe por técnicos da Aderes e do Sebrae para acompanhar as ações.
O projeto está estruturado nos seguintes eixos de trabalho:
- Gestão Pública Empreendedora
Promover os engajamentos, a qualificação e capacitação dos gestores públicos municipais, fortalecendo a agenda do desenvolvimento econômico do município e a cultura empreendedora.
- Desburocratização
Implementação de ações, processos ou alterações no marco legal com objetivo de reduzir a burocracia, otimizando o tempo de abertura e regularização das atividades econômicas.
- Compras Governamentais
Apoiar o município na adequação de seus processos licitatórios para compras públicas de produtos e serviços locais e preparar os pequenos negócios para fornecerem ao poder público.
- Poder Público como Indutor da Inovação
Fomentar e acelerar o crescimento de pequenos negócios locais, estimulando a inovação e promovendo a sinergia com os demais atores do ecossistema de inovação para contribuir com o desenvolvimento econômico sustentável do território.
- Inclusão Produtiva
Oportunizar cidadãos que vivem em situação de vulnerabilidade social, principalmente os atendidos por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), para promover o acesso destas pessoas ao mercado através do empreendedorismo.
- Liderança e Território
Identificar e estimular o diálogo entre lideranças públicas, empresariais e do terceiro setor, construindo uma rede de relacionamento convergente ao desenvolvimento.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles.
Publicado em quarta-feira, 28 de julho de 2021
Atualizado em quarta-feira, 28 de julho de 2021