O Procon Municipal de Viana, apresentou, nesta sexta-feira (9), os resultados da Operação Petróleo Real, de fiscalização e combate a fraudes nos postos de gasolina. A ação ocorreu, na última quinta-feira (8), em diversos municípios no ES. A operação também aconteceu em todos os estados da federação, exceto Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor.
As vistorias verificaram infrações consumeristas relacionadas ao Decreto Federal 10.634/2021 que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional. O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A operação é inédita e coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Em Viana, foram vistoriados 05 postos de gasolina, sendo 01 autuado por não prestar as informações da forma que determina a legislação. Os demais estabelecimentos receberam auto de constatação onde se faz menção ao cumprimento por parte dos mesmos, mas ratifica-se a necessidade de continuidade.
Participaram da fiscalização: Procon Municipal, acompanhado da Guarda Municipal de Viana, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Tainá Campos
Publicado em sexta-feira, 09 de julho de 2021
Atualizado em sexta-feira, 09 de julho de 2021