Viana Vacinada: segunda coleta de sangue do estudo será realizada neste sábado (10) e domingo (11)

Neste sábado (10) e domingo (11), será realizada a segunda coleta de sangue dos voluntários que foram imunizados com a meia dose da vacina Aztrazeneca, na primeira etapa do projeto "Viana Vacinada", realizado no dia 13 de junho.

O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade, segurança e a resposta da imunidade da vacinação com meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz em grupos especiais.

Todos os participantes receberão a vacina e serão monitorizados, mas apenas um subgrupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente, foram convidados para coleta de sangue para saber a capacidade de a meia dose gerar anticorpos de proteção.

Para isso, nesses indivíduos foi realizada uma coleta de sangue (40 mL) antes da primeira e da segunda dose de vacina, e após três, seis e doze menos da vacinação. Os resultados da dosagem de anticorpos que confirmam a resposta à vacina serão disponibilizados aos participantes que coletarem amostras de sangue.

A coleta deste sábado será realizada nos dias 10 e 11 de julho, das 8h às 12h, tem coleta de sangue na Policlínica, na rua Campo Democrata, nº 108, em Marcílio de Noronha.

Confira na plataforma de agendamento se você já está confirmado, aguarde uma ligação, e já pode separar a sua data no calendário. 

Em caso de dúvida poderá enviar mensagem no Fale Conosco disponível na plataforma www.vianavacinada.saude.es.gov.br ou ligar para o telefone (27) 99953-9497 – atendimento 24 horas.

Estudo Viana Vacinada

O estudo denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” combina vacinação com meia dose no público definido, além de acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético da Covid-19.

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo Coronavírus (Covid-19), com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não tem e não terão acesso a vacinação nos próximos meses. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para acelerar o acesso à vacinação.

Também participam do estudo a equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES (CEP-HUCAM-UFES) e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (CONEP) e stá sendo executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

 

Texto: Tainá Campos.

Publicado em quinta-feira, 08 de julho de 2021

Atualizado em sexta-feira, 09 de julho de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915