Cultura: primeira lei de incentivo do município deve sair em 2022

CASA DA CULTURA EM VIANA SEDE

Em comemoração ao aniversário de 159 de emancipação política da cidade de Viana, será lançado neste mês de julho, a Lei de Incentivo Financeiro à Cultura, sendo esse um marco histórico nas políticas públicas culturais da cidade, que passará a integrar a fonte de financiamento do Sistema Municipal de Cultura, Lei Municipal 2.396/2012.

O projeto deve ser lançado no dia 23, e segue ainda nesta semana para votação na Câmara dos Vereadores. De acordo com a subsecretária de Esporte, Cultura e Turismo, Renata Weixter, a lei de incentivo abarcará Projetos de Incentivo às Artes, que correspondem aos projetos elaborados e apresentados por produtores culturais relacionados às áreas e as atividades de artes musicais, artes cênicas (dança, teatro, circo, ópera e afins), audiovisuais (cinema, vídeo e afins), artes visuais (colagens, gravuras, fotografia, moda, paisagismo, decoração, charges, quadrinhos e afins) artes literárias, artes plásticas, cultura popular (carnaval, folclore, capoeira e artesanato e afins), arte contemporânea (novas mídias, performance, instalação, manipulação digital e afins) e patrimônio cultural.

 “A Lei prevê o repasse direto aos artistas de até 5% da arrecadação de ISSQN do município no formato de editais, o primeiro edital será lançado no primeiro semestre de 2022, pois o recurso para a execução da Lei precisará ser programado na Lei Orçamentária Anual de 2022 que será aprovada pela Câmara Municipal de outubro deste ano”, disse Renata.  

Ainda segundo Renata, o Fundo Municipal de Cultura de Viana possui significativo saldo remanescente da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, no valor de R$ 380 mil. Esse recurso já foi reprogramado no orçamento deste ano e o edital para artistas, o cadastro para os espaços culturais receberem os subsídios financeiros emergenciais e a chamada para compra de ativos culturais estão prontos para serem lançados e aguardando somente a publicação do Decreto Federal que regulamenta a Lei Federal 14.140/2021 que altera a Lei Aldir.

Outros Projetos

A secretaria de Cultura lançará neste segundo semestre de 2021 a Lei que institui o Programa Permanente de Registro de Patrimônios Culturais materiais e imateriais. Essa Lei em conformidade com os critérios exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) será uma base sólida para que o próprio município possa tombar bens culturais materiais como sítios arqueológicos e históricos, casarios e objetos antigos e registrar bens culturais imateriais como as festividades, modos, saberes e fazeres da população, preservando essa cultura para o conhecimento das próximas gerações.

 

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa 
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Tainá Campos

Publicado em quarta-feira, 07 de julho de 2021

Atualizado em quinta-feira, 08 de julho de 2021

LEIA MAIS...

Conheça o Projeto Viana Criativa
NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915