O vianense Gustavo Pimenta, que passou sua infância, adolescência e início da vida adulta em Viana-Sede, é um grande observador da cidade e suas poéticas. Podemos conferir essa paixão em seu livro “Minhas Vianas”: a cidade como lugar dos afetos, onde usa a sua terra natal como objeto de pesquisa.
Atualmente, Gustavo intercala a sua residência entre o Espírito Santo e São Paulo, por cursar doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Sua obra foi viabilizada com patrocínio do edital Funcultura n° 18/2019, da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES), e publicada pela editora Cousa.
O exemplar “Minhas Vianas: a cidade como lugar dos afetos”, foi desenvolvido a partir da dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tendo seu título e metodologia criados ao pensar nas possíveis relações que cada cidadão pode construir com a cidade quando permeados por variados estímulos e sensações em seus espaços de vida urbanos.
O autor utilizou, como parte de sua inspiração, as experiências vividas no centro do município de Viana. A proposta traz num primeiro momento uma possibilidade de interpretação para se compreender e pensar a cidade através de sua multiplicidade e diversidade para, posteriormente, realizar a criação dos Cadernos de Campo que foram desenvolvidos baseados na metodologia proposta a partir de protocolos pensados como eixos e norteadores balizadores para suas produções.
Dessa forma, o livro tem como pretensão incentivar e fomentar a literatura capixaba, além de desenvolver em seus leitores a escrita, a leitura e a experiência no campo da cidade refletidas a partir de suas vivências. Sobretudo, proporcionar uma nova construção relacional com a cidade, criando uma outra versão, mais polifônica e aberta a possibilidades, aos acasos, às pluralidades, aos encontros, aos desencontros, às passagens, às “ex-posições” e a aproveitar mais daquilo que muitas vezes pode nos passar despercebido.
Lançamento
Livro: “Minhas Vianas”: a cidade como lugar dos afetos, autor: Gustavo Pimenta
Data: sábado - 10 de julho
Horário: 10 horas
Devido à pandemia, o lançamento ocorrerá de maneira virtual, por meio da rede social Instagram da editora Cousa (@editoracousa) e do autor (@gustavopimenta___).
Sobre o autor
Arquiteto e urbanista capixaba, Gustavo Pimenta, 30 anos, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade federal do Espírito Santa (UFES) e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP) na área de concentração de Projeto, Espaço e Cultura.
Texto: Tainá Campos e Mayara Salles.
Publicado em domingo, 27 de junho de 2021
Atualizado em domingo, 27 de junho de 2021