Viana, com mais 80 mil habitantes, atinge a marca de 82,49% de cobertura vacinal com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na população acima de 18 anos.
Este número foi possível devido ao relevante trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) na mobilização para imunizar os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No total, foram vacinados com a dose regular 23.191 vianenses dos grupos prioritários.
Já no Estudo Viana Vacinada, 19.201 pessoas foram imunizadas com a meia dose de AztraZeneca em 11 dias. O estudo segue em curso e será finalizado neste sábado (26).
A secretária de Saúde de Viana, Jaqueline Jubini, explicou que entre os fatores que permitiu o sucesso da cobertura vacinal alcançada pelo município, pode-se destacar a estratégia de vacinação domiciliar adotada na cidade, que permitiu imunizar todos os idosos em casa, além da mobilização das equipes de saúde para que os munícipes sejam vacinados e o estudo Viana Vacinada, que possibilitou a ampliação para idades menores e assim alcançou mais vianenses.
“Esse resultado exitoso se dá pelo grande e contínuo trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Viana. Enfatizo que os agendamentos continuam abertos e os cidadãos ainda podem procurar pela vacina”, disse a secretária.
Agendamentos
As pessoas com 18 a 49 anos com comorbidades e também na faixa etária de 50 a 59 anos com e sem comorbidades, que ainda não foram imunizadas, podem realizar o agendamento pelo site http://agendamento.viana.es.gov.br.
A aplicação das doses acontece até o sábado dia 26 de junho, das 8 às 16 horas, na Policlínica de Marcílio de Noronha e é exclusiva para moradores de Viana, que deverão comprovar residência no município. São mil vagas por dia, que começaram a ser distribuídas desde a última terça-feira e segue até este sábado.
Já para o programa “Viana Vacinada”, estudo científico que vai avaliar a efetividade da vacina AstraZeneca Oxford/Fiocruz contra a Covid-19, a vacinação vai continuar até este sábado (26). Os vianenses que atendem aos critérios estabelecidos no estudo científico podem acessar a plataforma https://www.vianavacinada.saude.es.gov.br/cidadao/ e realizar o agendamento.
O projeto pretende realizar a vacinação em massa da população de 18 a 49 anos com domicílio eleitoral em Viana, onde serão utilizados dados dos eleitores que votaram na última eleição. O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (CONEP) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secretaria da Saúde (SESA), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Tainá Campos.
Publicado em quinta-feira, 24 de junho de 2021
Atualizado em sexta-feira, 25 de junho de 2021