Em live realizada no início da tarde desta segunda-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, informaram que o Estudo Viana Vacinada continua no município. “Atingimos 80% de vacinação na cidade e queremos atingir 100% da população vacinada. Por isso chamamos o vianense a participar para que Viana seja a primeira cidade do país a ter 100 % de seus moradores vacinados”, disse o prefeito.
O secretário Nésio Fernandes disse que a segunda dose deve ocorrer, se aprovada pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, no dia 8 de agosto.
18.557 foram vacinados com meia dose em Viana em uma semana dentro do Estudo. Junto às 22.823 pessoas vacinadas com dose padrão por fazerem parte de grupos prioritários, pode-se constatar que a cidade apresenta 80,52% de cobertura vacinal com a primeira dose da vacinação contra a Covid-19 na população acima de 18 anos, alvo da imunização no Viana Vacinada.
Há 51.393 elegíveis a serem vacinadas em Viana. Essa cobertura representa uma plenitude onde se pode perceber que a situação do vírus após 21 dias de vacinação já deve ser demonstrada com a diminuição de casos graves, e também na incidência de óbitos.
“A meia dose tem eficácia na imunização. Vacina salva. É a única esperança para combater a pandemia. Vamos manter os cuidados com higienização das mãos, uso de máscara e evitar aglomerações”, enfatizou o secretário.
Há um empenho da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde para que o projeto seja um sucesso e os vianenses se sintam mais seguros, com retorno de sua rotina, o que beneficia também vários setores da economia.
O morador que ainda não conseguiu comparecer a uma sala de vacina pode acessar o site https://www.vianavacinada.saude.es.gov.br/cidadao/ para agendar sua vacinação. O sistema de agendamentos já está disponível e a aplicação das doses será de 08 às 16h, na Policlínica de Marcílio de Noronha, a partir desta terça (22).
O estudo científico está sendo realizado na cidade para avaliar a capacidade de meia dose da vacina AstraZeneca Oxford/Fiocruz reduzir o número de casos do novo Coronavírus (Covid-19). A ação tem como público-alvo aproximadamente 30 mil pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI). A vacinação acontece com doses doadas pelo PNI.
No ato da vacinação, é necessário apresentar o comprovante de agendamento, documento oficial com foto e título de eleitor. Em caso de dúvida, o morador poderá enviar mensagem no Fale Conosco disponível na plataforma www.vianavacinada.saude.es.gov.br ou ligar para o telefone (27) 99953-9497 – atendimento 24 horas.
Até esta segunda-feira (21), 18.557 pessoas já tinham sido imunizadas com a meia dose do imunizante AztraZeneca, ou seja, 80.52% de cobertura vacinal.
Quem já garantiu a sua participação no estudo Viana Vacinada foi a dona de casa Anielle Azevedo Lúcio, 31, que elogiou a rapidez e a praticidade de como foi atendida. “Esse é um momento mágico e tranquilizante para mim. Tenho um neném pequeno em casa e tenho muito medo de contrair a doença. O estudo para a cidade de Viana é maravilhoso e o atendimento para ser vacinado aconteceu de forma muito organizada e rápida. A prefeitura está de parabéns!”, disse a dona de casa.
Viana Vacinada
O programa “Viana Vacinada”, estudo científico que vai avaliar a efetividade da vacina AstraZeneca Oxford/Fiocruz contra a Covid-19.
O projeto pretende realizar a vacinação em massa da população de 18 a 49 anos com domicílio eleitoral em Viana, onde serão utilizados dados dos eleitores que votaram na última eleição.
A vacinação vai continuar durante a semana e os vianenses que atendem aos critérios estabelecidos no estudo científico podem acessar a plataforma no site da Prefeitura de Viana.
O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (CONEP) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secretaria da Saúde (SESA), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Tainá Campos/Márcia Brito
Publicado em segunda-feira, 21 de junho de 2021
Atualizado em terça-feira, 22 de junho de 2021