“Para mim, poder participar deste estudo é uma oportunidade incrível. E claro, estou muito feliz em ter a chance de ser imunizado contra a Covid-19, já que devido a minha idade, iria demorar um pouco mais para tomar a vacina. Esse é um momento que vai ficar marcado na minha vida”, contou Ramon Cominotti Silva, 26 anos, vendedor e morador de Viana Sede, um dos imunizados neste domingo (13), no programa “Viana Vacinada”.
O estudo será realizado no município para avaliar a efetividade da meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz na redução do número de casos do novo Coronavírus, tendo como público-alvo pessoas entre 18 a 49 anos que não fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) e, com domicílio eleitoral em Viana.
A vacinação ocorreu nas zonas eleitorais do município de Viana, com 178 salas destinadas à aplicação do imunizante.
A vianense Sandra Cabral da Silva, 46 anos, que reside no bairro Marcílio de Noronha, contou como se sentiu ao vivenciar este momento. "Estou me sentindo muito bem. É uma felicidade enorme, ser moradora de Viana e poder participar desta campanha. Fico grata por receber essa vacina, mas os cuidados de prevenção continuam”, reforçou a moradora.
“Me sinto privilegiada e agradecida, pois esperei muito por esse dia” contou emocionada, Elandia Dias, moradora do Bairro Vale do Sol.
Jeferson Lopes Marciel, do bairro Canaã, disse que ser vacinado traz uma sensação de alívio.
Entenda mais sobre o Projeto Viana Vacinada
O “Projeto Viana” é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” que avaliará a capacidade de meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz reduzir o número de casos de Covid-19, na cidade de Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa combina vacinação em massa com dose ajustada, acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético do novo Coronavírus.
Durante um ano, a população de 18 a 49 anos que foi imunizada, será acompanhada pelos pesquisadores do HUCAM-UFES e da FIOCRUZ, para observar a eficácia e segurança da vacina. O acompanhamento será por meio da plataforma www.vianavacinada.saude.es.gov.br, por contato telefônico, atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento, coletas de amostras de sangue (para um subgrupo escolhido aleatoriamente) e também, por meio dos sistemas de notificação do SUS.
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto: Mayara Salles e Carla Nicchio
Publicado em domingo, 13 de junho de 2021
Atualizado em segunda-feira, 14 de junho de 2021