"Uma estratégia de cuidados com a população vianense que demonstra como o cuidado à Saúde faz a diferença". Assim o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, definiu o trabalho realizado no município após receber a informação de que Viana é a única cidade da Grande Vitória em risco baixo, de acordo com o último Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado.
"Agradeço à toda equipe da Prefeitura, das vacinadoras e enfermeiras que percorrem longas distâncias às da área urbana da cidade, passando pelo pessoal que atua nas barreiras sanitárias e na COIFIN, alertando a todos sobre os cuidados em meio à pandemia de Covid-19. Enfim, acredito que o município ser o único a estar em risco baixo na Grande Vitória se deve à toda população vianense que pôde ser vacinada entender que a imunização é a solução. Alerto, porém, que os cuidados devem ser mantidos, de uso de máscara e higienização das mãos, para que em breve possamos estar livres e imunizados contra esta doença", afirmou o prefeito, enfatizando que Viana é uma cidade com o seu sistema de Saúde organizado.
O 57º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência desta segunda-feira (31) até o próximo domingo (06), foi apresentado nesta sexta. Dos 78 municípios capixabas, nove estão classificados em Risco Baixo, dentre eles Viana, 42 em Risco Moderado e outros 27 em Risco Alto.
Os resultados dos indicadores auxiliam a tomada de decisões, além de informar a necessidade de adoção de medidas. Vamos continuar avançando na vacinação, à medida em que estamos recebendo as vacinas do Governo Estadual.
A Secretaria de Saúde do Município informou que, até o momento, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde 21.666 doses para D1 e 8.566 para D2. Sendo sendo 7.256 (D1) e 6.010 (D2) da CoronaVac, 1.010 da Pfizer e 5.922 (D1) e 47 (D2) da Oxford/AstraZeneca.
Até às 20h desta sexta-feira, aproximadamente 21 mil pessoas foram imunizadas contra a covid-19.
Estratégia de vacinação
A estratégia de vacinação dos idosos adotada em Viana é a vacinação em domicílio. A Secretaria Municipal de Saúde possui 100% de cobertura de Estratégia da Família, ou seja, o município tem um controle do público-alvo, através do conhecimento dos agentes comunitários de saúde. Essas visitas regulares aos moradores de cada bairro são um trabalho que já faz parte da rotina da Estratégia Saúde da Família de Viana.
Na quinta-feira (20), o município de Viana passou a disponibilizar o agendamento online para vacinação contra a Covid-19 do grupo de comorbidades. Para agendar http://agendamento.viana.es.gov.br/.
Guardas municipais, professores e demais trabalhadores da Educação e trabalhadores da Saúde são outros profissionais atendidos com imunização em seus locais de trabalho e também no É Pra Já, em Marcílio de Noronha.
Cadastro
Uma medida adotada para reforçar a Campanha de Vacinação contra Covid-19 em Viana é o cadastramento online. Nesse portal, apenas a população do grupo prioritário pode lançar seus dados, que serão confrontados com os registros já realizados pelas visitas aos bairros até o presente momento.
O objetivo é ter mais uma forma de atualizar o cadastro de pessoas do público prioritário que, por ventura, ainda não foram atendidos. É mais uma ferramenta de busca ativa à população do grupo prioritário. O endereço é http://vacina.viana.es.gov.br.
Além disso, a cidade conta com um serviço de orientação via telefone para que os moradores possam tirar suas dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19, é o Disque-Vacina. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio do telefone: (27) 9 9953-9497.
Publicado em sexta-feira, 28 de maio de 2021
Atualizado em sexta-feira, 28 de maio de 2021