O município de Viana disponibiliza nesta sexta-feira (28), mais 1.000 vagas para agendamento de vacinação contra a Covid-19. A partir de hoje, um novo público passa a fazer parte do grupo prioritário: pessoas com comorbidades na faixa etária de 18 a 59 anos.
O agendamento deverá ser feito no site da Prefeitura de Viana (http://agendamento.viana.es.gov.br) e a aplicação do imunizante acontecerá neste sábado (29) e domingo (30), das 08 às 17 horas, no Centro Multiuso “É Pra Já”, em Marcílio de Noronha.
Além do grupo de comorbidades, os profissionais da saúde que ainda não foram imunizados também podem agendar a vacinação para este domingo. Para estes trabalhadores, é necessário apresentar comprovação do contrato de trabalho e a carteira do conselho ao qual o profissional está ligado.
Em Viana, a Campanha de Vacinação segue os critérios estabelecidos na Nota Técnica Covid-19 n.º 12/2021 da SESA e também na RESOLUÇÃO CIB/SUS-ES n.º 052/2021. Até o momento, município já administrou 19.769 doses de vacinas, sendo 15.264 (primeira dose) e 4.505 (segunda dose).
Como comprovante para a vacinação, é obrigatório apresentar uma cópia de um dos seguintes documentos:
- Laudo médico;
- Prescrições médicas para a vacina em casos de comorbidade;
- Declarações do enfermeiro dos serviços de saúde onde o usuário faz tratamento;
- Cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente;
- Documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência;
- Documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.
No caso da obesidade mórbida, também poderá ser entregue o laudo emitido por um nutricionista. Já para hipertensão, podem ser apresentados laudos com a descrição “hipertensão arterial”, além de um documento de identificação com foto.
A apresentação do laudo é obrigatório. Na falta desses documentos citados, a orientação é procurar a Unidade de Saúde de referência para solicitar.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os vianenses com comorbidades devem ficar atentos: a cópia de todos os documentos apresentados no ato da imunização ficará retida com as equipes de saúde. Além disso, para receber a vacina contra a Covid-19, é necessário o intervalo mínimo de 15 dias da vacina da gripe.
Fase I e Fase II, de 18 a 59 anos, conforme o Plano Nacional de Operacionalização (PNO) de vacinação contra a Covid-19:
Pessoas com síndrome de down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental); doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) e doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica; fibrose cística; obesidade mórbida (imc ≥ 40); deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC); diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; doença falciforme e talassemia maior; cirrose hepática.
Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br
Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br
Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura
Texto Tainá Campos
Publicado em sexta-feira, 28 de maio de 2021
Atualizado em sexta-feira, 28 de maio de 2021