Prefeitura de Viana realiza ação para inibir furtos de fios de cobre de iluminação pública e tampas de bueiros

A Prefeitura de Viana realizou, nesta segunda-feira (10), uma ação integrada de fiscalização a locais de venda e revenda de materiais recicláveis e sucatas. A ação é organizada pela secretaria de Defesa Social (SEMDES), com a participação da  Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos.

O objetivo da fiscalização é inibir os furtos de fios de cobre de iluminação pública, tampas de bueiros, verificar se os locais estão regularizados com a prefeitura e também realizar uma varredura para identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Oito estabelecimentos foram visitados e mais fiscalizações ocorrerão.

O secretário de Defesa Social de Viana, Enoni Erlacher, explicou que a Guarda Municipal fez um mapeamento e uma análise estatística das ocorrências das regiões com maior índice de ocorrências."Os bairros onde a operação teve início são os que mais possuem incidência de crimes de furtos de cabos elétricos e tampas de bueiros. Além de hoje, a intenção é levar a fiscalização para todo o município de Viana”, explicou o secretário.

Durante o período da manhã, no bairro Industrial, em um galpão fechado, foi encontrada fiação camuflada entre as sucatas. A fiação estava descascada descaracterizando o fio, fruto de furto de rede elétrica em Viana. Na área externa deste galpão, escondido num saco de estopa, havia peças de linha férrea com peso aproximado de oito quilos cada, sendo 10 parafusos Tirefond e oito placas de apoio. Esta ação foi acompanhada por técnico da VLI  Oficina de Vagões, que trabalha para a empresa Vale, controlando o transporte ferroviário de cargas por ferrovia.

A orientação de capitão Enoni Erlacher, secretário de Defesa Social de Viana, é que não se compre este material. "Uma ilegalidade leva a outra ilegalidade. Quem furta e quem compra resultado de furto está cometendo crime igual ou pior, por estar incentivando este tipo de furto que onera os cofres públicos e prejudica a população, que fica às escuras em áreas de lazer, por exemplo."

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Guilherme da Costa Cruz, enfatizou que a participação da secretaria é verificar possíveis irregularidades em relação ao meio ambiente. “Nós estamos aqui para trabalhar de forma preventiva e também fiscalizadora em relação a licenciamentos e outras demandas que forem necessárias”, disse.

Balanço da Ação

Na ação, foram notificados quatro estabelecimentos que não possuem licença ambiental. Os donos foram orientados a comparecer à secretaria para regularizar a situação.

Já a Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos identificou que cinco propriedades não possuem alvará de funcionamento, e também foram orientadas a regularizar sua situação.

A Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, identificou que todos os oito lugares possuem foco do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. Os proprietários foram orientados a cuidar destas áreas e acabar com os focos.

Atendimento à imprensa
Tainá Campos – Gerente de Jornalismo
Mayara Salles – Assessora de Imprensa
Carla Nicchio – Estagiária de Jornalismo
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br

Informações à população
Ouvidoria de Viana
Tels.: 0800 707 0001 / 27 2124-6706
E-mail: ouvidoria@viana.es.gov.br

Viana nas redes sociais
Facebook: /prefeituradeviana
Instagram: @prefeituraviana
Twitter: @VianaPrefeitura

Texto: Tainá Campos
Foto(s): Tainá Campos

Publicado em segunda-feira, 10 de maio de 2021

NEWSLETTER Fique por dentro do que acontece por aqui e receba tudo em primeira mão

Horário de funcionamento Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00

Telefone (27) 2124-6760

E-mail ouvidoria@viana.es.gov.br

Endereço Avenida Florentino Avidos, nº 01
Viana Sede - Viana/ES - CEP: 29130-915