Ano de pandemia e mais uma vez, o consumidor deve ficar de olho na hora de comprar aquele mimo especial para o Dia das Mães.
Pensando nisso, a gerente do Procon de Viana, Patrícia Chagas, separou algumas orientações importantes para que você, não saia no prejuízo na hora de comprar o presente, confira:
- Pesquisa – Faça uma busca nos comércios, já que os preços costumam variar bastante nessas épocas do ano;
- Possibilidade de trocas - Se o produto não tiver com defeito, a troca não é obrigatória. A não ser que o vendedor tenha prometido a troca no ato da compra;
- Alimentos - Verifique se todos os itens estão no prazo de validade;
- Eletroeletrônicos – Estes itens devem vir acompanhados do manual de instruções em língua portuguesa e com a relação da rede autorizada de assistência técnica. Importante verificar a existência de assistência técnica no Estado antes da compra;
- Compras online - Para fazer uma compra segura, verifique primeiramente a credibilidade da empresa e cheque se a loja informa seu CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail.
A respeito de compras fora do estabelecimento comercial, como, por exemplo, a internet, telefone ou catálogos, Patrícia afirmou que se a mercadoria adquirida não for exatamente o que o consumidor queria, ele tem, garantido por lei, o direito de sete dias para se arrepender. “Nesse caso, o comprador poderá pedir o cancelamento, assim como a devolução dos valores eventualmente pagos, inclusive do frete, se houver”, disse.
“Em tempo de pandemia os cuidados devem ser redobrados na hora da compra. O consumo consciente é a regra, avaliar o perfil de cada mãe e listar as opções de presentes mais adequadas é fundamental. Em seguida, é preciso definir o quanto pretende gastar e pesquisar os preços, tanto à vista como a prazo, e os juros embutidos em caso de parcelamentos para não comprometer o orçamento e para que o consumidor não fique endividado”, orientou Patrícia.
Em caso de dúvidas, os vianenses podem entrar em contato com o Procon de Viana: E-mail: procon@viana.es.gov.br / 3366-3137 / 3343-3294. O atendimento é realizado de maneira online ou presencialmente, por meio de agendamento.
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Texto: Mayara Salles
Foto(s): Carla Nicchio
Publicado em quinta-feira, 06 de maio de 2021
Atualizado em sexta-feira, 07 de maio de 2021